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quinta-feira, 3 de novembro de 2016
Navio KIRAN CASPIAN
Nome - KIRAN CASPIAN
Construção - 2015
Bandeira - Malta
Comprimento - 200 m
Boca - 32 m
Tipo - Graneleiro
IMO - 9718583
terça-feira, 1 de novembro de 2016
Navio CAPE KENNEDY
Nome - CAPE KENNEDY
Construção - 2011
Bandeira - Chipre

Comprimento - 229 m
Boca - 32 m
Tipo - Graneleiro
IMO - 9627057
segunda-feira, 31 de outubro de 2016
CV JACEGUAI V-31 retorna ao mar
Corveta JACEGUAI V-31
A Corveta “Jaceguai”, conhecida como “Gato Preto da Esquadra”, desatracou do Cais Sul do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), no dia 5 de outubro, para experiência de máquinas nos arredores da Ilha Rasa e fundeio operativo nas proximidades da Escola Naval.
A comissão marca o retorno do navio ao mar após um período de reparo, que teve duração de cinco anos e dois meses. O resultado positivo alcançado consagra o trabalho da tripulação e de todas as organizações militares envolvidas na manutenção, em especial, o AMRJ, o Centro de Manutenção de Sistemas da Marinha, o Centro de Apoio a Sistemas Operativos e o Instituto de Pesquisas da Marinha.
Imagens da CV JACEGUAI navegando em direção da ilha Rasa/RJ
Durante esse período, a “Jaceguai” realizou verificações de sistemas, além de adestramentos para o pessoal que guarnece as estações manobra, convés, máquinas e controle de avarias, visando o retorno do meio à vida operativa nas diversas comissões da Esquadra. A experiência de máquinas transcorreu no período de 5 a 7 de outubro e foi considerada satisfatória.
CV JACEGUAI
Cv JACEGUAI em Santos - Marcelo Lopes
A Cv Jaceguai V-31 é uma corveta da Classe Inhaúma, da Marinha do Brasil.
Segunda embarcação de sua Classe a ser construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), foi originalmente batizada como Almirante Jaceguai, em homenagem ao Almirante Artur Silveira da Mota, o Barão de Jaceguai, herói da Guerra da Tríplice Aliança, a quem foi posteriormente atribuído o comando da Esquadra de Evoluções.
Autorizada em Novembro de 1981, o contrato para a sua construção foi assinado em 15 de Fevereiro de 1982. A sua quilha foi batida a 15 de Outubro de 1984, em cerimônia presidida pelo então Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Alfredo Karam. Foi finalmente lançada e batizada a 8 de Junho de 1987, em cerimônia presidida pelo então Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Henrique Sabóia, tendo como madrinha a Sra. Ruth Lair Rist Rademaker. Tendo realizado as provas de mar, foi submetida a Mostra de Armamento e incorporada a 2 de Abril de 1991.
Carinhosamente apelidada de "Gato Preto" pelos seus tripulantes, participou de diversas comissões entre as quais a:
- FRATERNO XIV,
- LAD/1999,
- VENBRAS 2000,
- TROPICALEX/APRESTEX 2000,
- ADEREX-I/2000 e ADEREX-II/2005,
- MISSILEX I e MISSILEX-II/2005,
- MARACAJU-IV/2005,
- ESCOLTEX-2005,
- UNITAS XLVII/2005,
- LEÃO II/2005,
- ALCATREX-2005,
- ASPIRANTEX-2006,
- ADEREX-I/2006,
- PASSEX MB/Marinha Nacional de França/2006,
- ASPIRANTEX/2009,
- ADEREX-I/2009,
- ADEREX-II/2009,
- SAR AIR FRANCE VOO 447 e
- ADEREX-III/2009.
Fonte:Marinha do Brasil / Wikipédia
Fotos:Marinha do Brasil / Marcelo Lopes(Santos Shiplovers.com.br
NDM Bahia é aprovado
No dia 14 de outubro, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” foi aprovado pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA), do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão. Durante a inspeção operativa foram realizados diversos exercícios, tais como: simulação de combate a incêndio, lançamento e recolhimento de Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) e de Embarcações de Desembarque e atuação com helicópteros.
A aprovação do navio pela CIAsA representa que o “Bahia” está pronto para operar com os demais meios da Esquadra em Grupo-Tarefa e, assim, atender com eficácia às tarefas que lhe forem atribuídas.
No período de 3 a 13 de outubro, alguns dias antes da aprovação do NDM “Bahia”, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, empregando um helicóptero UH-15, participou do Programa de Adestramento no Mar III e Verificação de Eficiência do “Bahia”, realizado pela CIAsA.
A aeronave “Pégasus” N-7106 participou de uma série de exercícios, dentre os quais transporte de tropa de fuzileiros navais durante movimento navio para terra por helicóptero, operação de esclarecimento de alvos de superfície e qualificação e requalificação em pouso a bordo, tendo sido alcançada a qualificação de três aviadores navais. Outro fato de relevância foi a realização, após homologação, do primeiro pouso no SPOT 1, localizado mais avante no convoo.
A participação nesse tipo de missão contribui para a elevação operacional e melhoria no adestramento de todos os meios envolvidos durante a realização de operações embarcadas.
Fonte/fotos:Poder Naval
A aprovação do navio pela CIAsA representa que o “Bahia” está pronto para operar com os demais meios da Esquadra em Grupo-Tarefa e, assim, atender com eficácia às tarefas que lhe forem atribuídas.
No período de 3 a 13 de outubro, alguns dias antes da aprovação do NDM “Bahia”, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, empregando um helicóptero UH-15, participou do Programa de Adestramento no Mar III e Verificação de Eficiência do “Bahia”, realizado pela CIAsA.
A aeronave “Pégasus” N-7106 participou de uma série de exercícios, dentre os quais transporte de tropa de fuzileiros navais durante movimento navio para terra por helicóptero, operação de esclarecimento de alvos de superfície e qualificação e requalificação em pouso a bordo, tendo sido alcançada a qualificação de três aviadores navais. Outro fato de relevância foi a realização, após homologação, do primeiro pouso no SPOT 1, localizado mais avante no convoo.
A participação nesse tipo de missão contribui para a elevação operacional e melhoria no adestramento de todos os meios envolvidos durante a realização de operações embarcadas.
Fonte/fotos:Poder Naval
sábado, 29 de outubro de 2016
Navio ULTRA WOLLONGONG
Construção - 2011
Bandeira - Bahamas

Comprimento - 199 m
Boca - 32 m
IMO - 9566576
Draga Pearl River

Antes de chegar ao Rio ela estava prestando serviço na Nigéria(Africa).
Pearl River será utilizada para o aprofundamento do canal de navegação pelos próximos 12 meses.
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