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quinta-feira, 3 de novembro de 2016
Navio KIRAN CASPIAN
Nome - KIRAN CASPIAN
Construção - 2015
Bandeira - Malta
Comprimento - 200 m
Boca - 32 m
Tipo - Graneleiro
IMO - 9718583
terça-feira, 1 de novembro de 2016
Navio CAPE KENNEDY
Nome - CAPE KENNEDY
Construção - 2011
Bandeira - Chipre
Comprimento - 229 m
Boca - 32 m
Tipo - Graneleiro
IMO - 9627057
segunda-feira, 31 de outubro de 2016
CV JACEGUAI V-31 retorna ao mar
Corveta JACEGUAI V-31
A Corveta “Jaceguai”, conhecida como “Gato Preto da Esquadra”, desatracou do Cais Sul do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), no dia 5 de outubro, para experiência de máquinas nos arredores da Ilha Rasa e fundeio operativo nas proximidades da Escola Naval.
A comissão marca o retorno do navio ao mar após um período de reparo, que teve duração de cinco anos e dois meses. O resultado positivo alcançado consagra o trabalho da tripulação e de todas as organizações militares envolvidas na manutenção, em especial, o AMRJ, o Centro de Manutenção de Sistemas da Marinha, o Centro de Apoio a Sistemas Operativos e o Instituto de Pesquisas da Marinha.
Imagens da CV JACEGUAI navegando em direção da ilha Rasa/RJ
Durante esse período, a “Jaceguai” realizou verificações de sistemas, além de adestramentos para o pessoal que guarnece as estações manobra, convés, máquinas e controle de avarias, visando o retorno do meio à vida operativa nas diversas comissões da Esquadra. A experiência de máquinas transcorreu no período de 5 a 7 de outubro e foi considerada satisfatória.
CV JACEGUAI
Cv JACEGUAI em Santos - Marcelo Lopes
A Cv Jaceguai V-31 é uma corveta da Classe Inhaúma, da Marinha do Brasil.
Segunda embarcação de sua Classe a ser construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), foi originalmente batizada como Almirante Jaceguai, em homenagem ao Almirante Artur Silveira da Mota, o Barão de Jaceguai, herói da Guerra da Tríplice Aliança, a quem foi posteriormente atribuído o comando da Esquadra de Evoluções.
Autorizada em Novembro de 1981, o contrato para a sua construção foi assinado em 15 de Fevereiro de 1982. A sua quilha foi batida a 15 de Outubro de 1984, em cerimônia presidida pelo então Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Alfredo Karam. Foi finalmente lançada e batizada a 8 de Junho de 1987, em cerimônia presidida pelo então Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Henrique Sabóia, tendo como madrinha a Sra. Ruth Lair Rist Rademaker. Tendo realizado as provas de mar, foi submetida a Mostra de Armamento e incorporada a 2 de Abril de 1991.
Carinhosamente apelidada de "Gato Preto" pelos seus tripulantes, participou de diversas comissões entre as quais a:
- FRATERNO XIV,
- LAD/1999,
- VENBRAS 2000,
- TROPICALEX/APRESTEX 2000,
- ADEREX-I/2000 e ADEREX-II/2005,
- MISSILEX I e MISSILEX-II/2005,
- MARACAJU-IV/2005,
- ESCOLTEX-2005,
- UNITAS XLVII/2005,
- LEÃO II/2005,
- ALCATREX-2005,
- ASPIRANTEX-2006,
- ADEREX-I/2006,
- PASSEX MB/Marinha Nacional de França/2006,
- ASPIRANTEX/2009,
- ADEREX-I/2009,
- ADEREX-II/2009,
- SAR AIR FRANCE VOO 447 e
- ADEREX-III/2009.
Fonte:Marinha do Brasil / Wikipédia
Fotos:Marinha do Brasil / Marcelo Lopes(Santos Shiplovers.com.br
NDM Bahia é aprovado
No dia 14 de outubro, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” foi aprovado pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA), do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão. Durante a inspeção operativa foram realizados diversos exercícios, tais como: simulação de combate a incêndio, lançamento e recolhimento de Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) e de Embarcações de Desembarque e atuação com helicópteros.
A aprovação do navio pela CIAsA representa que o “Bahia” está pronto para operar com os demais meios da Esquadra em Grupo-Tarefa e, assim, atender com eficácia às tarefas que lhe forem atribuídas.
No período de 3 a 13 de outubro, alguns dias antes da aprovação do NDM “Bahia”, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, empregando um helicóptero UH-15, participou do Programa de Adestramento no Mar III e Verificação de Eficiência do “Bahia”, realizado pela CIAsA.
A aeronave “Pégasus” N-7106 participou de uma série de exercícios, dentre os quais transporte de tropa de fuzileiros navais durante movimento navio para terra por helicóptero, operação de esclarecimento de alvos de superfície e qualificação e requalificação em pouso a bordo, tendo sido alcançada a qualificação de três aviadores navais. Outro fato de relevância foi a realização, após homologação, do primeiro pouso no SPOT 1, localizado mais avante no convoo.
A participação nesse tipo de missão contribui para a elevação operacional e melhoria no adestramento de todos os meios envolvidos durante a realização de operações embarcadas.
Fonte/fotos:Poder Naval
A aprovação do navio pela CIAsA representa que o “Bahia” está pronto para operar com os demais meios da Esquadra em Grupo-Tarefa e, assim, atender com eficácia às tarefas que lhe forem atribuídas.
No período de 3 a 13 de outubro, alguns dias antes da aprovação do NDM “Bahia”, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, empregando um helicóptero UH-15, participou do Programa de Adestramento no Mar III e Verificação de Eficiência do “Bahia”, realizado pela CIAsA.
A aeronave “Pégasus” N-7106 participou de uma série de exercícios, dentre os quais transporte de tropa de fuzileiros navais durante movimento navio para terra por helicóptero, operação de esclarecimento de alvos de superfície e qualificação e requalificação em pouso a bordo, tendo sido alcançada a qualificação de três aviadores navais. Outro fato de relevância foi a realização, após homologação, do primeiro pouso no SPOT 1, localizado mais avante no convoo.
A participação nesse tipo de missão contribui para a elevação operacional e melhoria no adestramento de todos os meios envolvidos durante a realização de operações embarcadas.
Fonte/fotos:Poder Naval
sábado, 29 de outubro de 2016
Navio ULTRA WOLLONGONG
Construção - 2011
Bandeira - Bahamas
Comprimento - 199 m
Boca - 32 m
IMO - 9566576
Draga Pearl River
A nova draga que fara o serviço de aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos já esta em água brasileiras, no momento ela esta fundeada na Baia de Guanabara no Rio de Janeiro.
Antes de chegar ao Rio ela estava prestando serviço na Nigéria(Africa).
Pearl River será utilizada para o aprofundamento do canal de navegação pelos próximos 12 meses.
Antes de chegar ao Rio ela estava prestando serviço na Nigéria(Africa).
Pearl River será utilizada para o aprofundamento do canal de navegação pelos próximos 12 meses.
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