O sistema elétrico do Porto de Santos operado pela Codesp garante o fornecimento de energia para consumo próprio da empresa e suprimento aos diversos arrendatários instalados na área do porto.
O suprimento de energia é, prioritariamente, proveniente da Usina hidrelétrica de Itatinga, com capacidade de 15 MW, complementado em alta tensão pela concessionária local Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), através de um circuito com capacidade 8,6 MW ligado em paralelo e de mais dois pontos de conexão com capacidades de 1,6 MW e 0,1 MW respectivamente.
A energia fornecida pela Usina de Itatinga corresponde a, aproximadamente, 80% de toda energia distribuída pela Codesp através de circuitos próprios.
A história da Usina Hidrelétrica de Itatinga começa em 1903 com a aquisição pela Companhia Docas de Santos, então concessionária dos serviços portuários da Fazenda Pelaes, no sopé da Serra do Mar, Município de Bertioga. Projetada pelo engenheiro Guilherme Benjamim Weinschenck, sua construção foi iniciada em 1904, mas logo em 1905 a obra ficou ameaçada e teve de ser interrompida por causa da alta incidência de malária entre os trabalhadores. Foi preciso buscar no Rio de Janeiro um jovem médico sanitarista, discípulo de Oswaldo Cruz, para analisar o que seria possível fazer a fim de reverter aquela situação.
O jovem médico, Carlos Chagas, já vinha estudando a malária na cidade do Rio de Janeiro e perdeu a possibilidade de experimentar sua profilaxia nessa área delimitada. A partir de observações sistemáticas do local e do desenvolvimento de seu método, conseguiu erradicar, em menos de três meses, o mosquito transmissor da malária na área da hidrelétrica.
A inauguração da usina ocorreu em 10 de outubro de 1910.
Em 21 de fevereiro de 1911 foi concluída a substituição das máquinas a vapor das oficinas mecânicas, carpintaria, fundição e outros setores do Porto por motores elétricos e as instalações portuárias passaram a ser integralmente movimentadas pela energia de Itatinga.
A nova matriz energética permitiu ao Porto ampliar sua produtividade não somente por viabilizar a entrada em operação de equipamentos movidos a eletricidade mas, também, por permitir que as operações se prolongassem nos períodos noturnos, a partir da instalação de iluminação elétrica.
A capacidade geradora da usina, maior que a demanda das instalações do Porto, permitiu que, desde abril de 1911 as sobras fossem cedidas à concessionária dos serviços de eletricidade para atender aos municípios da Baixada Santista. Itatinga teve uma participação relevante no desenvolvimento sócio-econômico-cultural da região, uma vez que, até 1927 forneceu toda a eletricidade consumida pelos municípios de Santos, São Vicente e localidades vizinhas. Sua energia foi utilizada pela “Light” na construção da Usina Henry Borden, em Cubatão, e, em 1925, durante a grande crise de energia em São Paulo, Itatinga forneceu 5.000 kw diários à capital.
A usina
A Usina opera com abastecimento a “fio d’água”, com uma captação direta do rio Itatinga situado a 765m de altura na Serra do Mar, contando com um complexo composto por represa, câmara d’água, cinco tubulações de descida da serra, turbinas e geradores, além de 30 quilômetros de linhas de transmissão em 160 torres, duas grandes torres para transposição do canal do estuário, uma central elétrica e 60 subestações ao longo da margem de Santos.
Vila de Itatinga
Existe uma infraestrutura básica para residência de empregados da Codesp ali sediados, tais como: 61 casas (22 em alvenaria e 39 em madeira), centro de treinamento, padaria com minimercado (arrendada), posto médico, capela, clube esportivo, auditório, centro comunitário e dois abrigos de passageiros, vias de acesso e terrenos adjacentes.
Acesso
O acesso às instalações da usina ocorre a partir da travessia por barco do rio Itapanhaú, realizada em 3 minutos, marcando o início do percurso até a vila de Itatinga. A seguir, ocorre o embarque em um pitoresco bondinho onde se pode desfrutar, por mais de 7 km, a exuberante paisagem do caminho, constituída por córregos cristalinos, planície e montanhas cobertas pelas matas de encosta, além de vegetação da restinga e manguezais. Margeando as trilhas, se pode observar o mangue e sua vegetação característica, além de uma construção do século XVIII.
Em 2016, foram concluídas as obras de modernização da usina que proporcionam mais qualidade e confiabilidade ao sistema. A usina opera, agora, de forma automatizada, garantindo maior integridade às instalações operacionais. Com essa melhoria, foram reduzidas as perdas no sistema. Para tanto, foi implantada a informatização para controle e monitoramento das operações, além da troca de disjuntores e outras intervenções.
Concessão
Foi regularizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a cessão da Usina de Itatinga e dos ativos de distribuição de energia elétrica para a Codesp, possibilitando a continuidade da prestação dos serviços.
Convênio CPFL – Nova subestação
Para ampliar a garantia de pleno abastecimento, a Codesp e a CPFL definiram a construção de uma subestação de distribuição de energia elétrica, com capacidade para atendimento às futuras necessidades do Porto.
A concessionária local já instalou cabos de transmissão de energia para o novo sistema em toda a região da margem de Santos, desde a subestação Vila Nova, próxima ao Mercado Municipal de Santos, até a subestação Estuário, na Ponta da Praia. A energia da nova subestação na área do Porto poderá ser distribuída pela Codesp.
Fonte: Jornal A Tribuna / Porto de Santos
Fotos: Rogério Soares / Vini Roger / Porto de Santos