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terça-feira, 23 de setembro de 2014

Tripulantes do NAESS ROSOLUTE com Malaria internados em Santos

Cinco tripulantes do navio Naess Resolute, que partiu do Porto de Santos no último domingo (21), estão internados na Cidade com malária. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), eles foram removidos da embarcação entre as últimas terça e sexta-feira e levados para o hospital Beneficência Portuguesa, na Vila Mathias. De acordo com o órgão federal, eles não correm risco de morrer.


O Naess Resolute chegou ao cais santista no dia 15, procedente do Porto de Abidjan, na Costa do Marfim. Ele atracou no berço em frente ao terminal T-Grão, em Outeirinhos, para o embarque de 55 mil toneladas de milho a granel. Com o término do carregamento no domingo, a embarcação partiu para o complexo portuário de Alexandria, no Egito, deixando os tripulantes infectados na Cidade.

“A remoção aconteceu com o navio atracado no T-Grão. Quatro tripulantes estão internados apenas para acompanhamento, porque eles não apresentaram nenhum sintoma da doença. Agora, a Anvisa recebe o boletim médico para saber o estado de saúde deles”, informou o chefe do posto portuário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Francisco Chagas.



Segundo o representante da Anvisa, há um outro marítimo que apresentou os sintomas da doença. Febre e dores no corpo foram as principais queixas. Após atendimento médico a bordo do navio, ele foi submetido a um exame de sangue que confirmou a enfermidade.

Os demais trabalhadores não apresentaram os sintomas de malária. Mas a doença foi diagnosticada a partir de exames de sangue. “Como deu positivo para o agente malárico, eles também foram internados. Só por isso. Mas não houve nenhuma queixa ou nenhuma anormalidade”, informou o chefe do posto da Vigilância Sanitária.

Fonte: A Tribuna 

Navio AEOLIAN VISION







Nome       -     AEOLIAN VISION
Construção      -      2011
Bandeira     -     Grecia Greece
Comprimento      -     229 m
Boca      -     32 m
Tipo     -     Graneleiro
IMO     -     9483554

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Navio AELOS








Nome      -      AELOS
Construção      -      2001
Bandeira     -     Ilhas Marshall Marshall Is
Comprimento     -     171 m
Boca      -     27 m
IMO      -     9228382

sábado, 20 de setembro de 2014

Navio JAG PANKHI








Nome      -      JAG PANKHI
Construção    -     2003
Bandeira      -     India India
Comprimento     -      182 m
Boca      -     32 m
Tipo     -      Tanque
IMO      -    9258686

Navio MIAO XIANG












Nome      -     MIAO XIANG
Construção     -     2013
Bandeira     -     Hong Kong Hong Kong
Comprimento      -     229 m
Boca     -     32 m
Tipo     -    Graneleiro
IMO     -    9636917

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

NOVO Centro de Operações - C3OT

A Praticagem do estado de São Paulo conta agora com um novo Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego.  O C3OT foi inaugurado nesta segunda-feira (dia 15 setembro) com este novo Centro de Operações a Praticagem de São Paulo pretender garantir ainda mais agilidade e segurança nas manobras dos navios no Porto de Santos.  

Com câmeras estrategicamente situadas ao longo de todo o canal do porto, equipamentos de última geração para medição de ondas, profundidade  e visibilidade e tecnologia capaz de fornecer informações em tempo real permitirão o monitoramento, com absoluta precisão, de todo o canal navegável do porto santista.


Veja o NOVO Centro de Operações - C3OT
                 

O novo Centro de Operações surgiu da nova realidade do Porto de Santos, como explica o presidente da Praticagem, Paulo Sérgio Barbosa: '' Os navios estão cada vez maiores, com dimensões praticamente dobradas  nos últimos 13 anos. Mais as condições geográficas do porto não mudaram: o canal continua estreito e sinuoso" .

Centro de Operações/C3OT. foto: A Tribuna
O sistema já existe em outros portos modernos do mundo, mas é implantado e mantido pela autoridade portuária. 
Em alguns casos, as praticagens comandam o serviço, mas a Praticagem de Santos será a primeira a possuir esse equipamento, considerado o mais atualizado. 

 As imagens são transmitidas em tempo real para o Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego, que tem um vídeo-wall equipado com dez telas de LCD de 46 polegadas. Qualquer emergência será avisada imediatamente ao prático pelo rádio

 Para avaliar as condições do mar e a meteorologia, há novos equipamentos oceanográficos. Uma onda mais forte ou uma ressaca, por exemplo, modifica as condições do mar e os novos aparelhos vão mostrar a situação exata em tempo real. A altura das marés será avaliada também em tempo real, a partir de cinco estações instaladas na Ilha das Palmas, Praticagem, Capitania, Ilha Barnabé e Usiminas.

Na Inauguração contou com autoridades portuárias, empresariais e acadêmicos. foto: A Tribuna

A praticagem conta agora também com visibilímetros capazes de prevenir situações de baixa visibilidade, como a formação repentina de nevoeiros, que podem comprometer a segurança da navegação.
 Todas as lanchas da Praticagem estão equipadas com AIS e câmeras e uma delas fará o monitoramento constante da área, informando o Centro por rádio sobre qualquer anomalia, como navio atracado com cabos brandos, manchas de óleo ou obstáculos à navegação

SALA DE CRISE

Toda essa capacidade de monitoramento será colocada à disposição da cidade de Santos e do porto, em 
situações de emergência. O Centro dispõe também de uma sala de crise para reunir gerentes, diretores e autoridades marítima e portuária em que todas as informações e imagens disponíveis serão fornecidas para auxiliar a tomada de decisões. 


A PRATICAGEM


Responsável pela manobra dos navios nos portos de Santos e São Sebastião, a contribuição da Praticagem de São Paulo tem sido fundamental para a quebra constante dos recordes de exportação nesses dois portos. 
Legalmente, os práticos devem manter uma atalaia apenas para a escalação dos práticos e lanchas que os transportam para as manobras. Na prática, porém, têm realizado altos investimentos para garantir maior agilidade no trabalho de coordenação do tráfego.

 A Praticagem de São Paulo realiza 12 mil manobras por ano e sua estrutura conta agora com o moderno Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego, equipado com a mais moderna tecnologia disponível. 

Essas atividades têm o suporte de cem funcionários, estaleiro e 18 embarcações. Funciona 24 horas por dias durante os 365 dias do ano. Toda estrutura é mantida para atender 120 manobras diárias, o que é uma garantia para o setor portuário de que nenhum navio deixará de ser manobrado, mesmo no pico máximo. A média diária atual é de 32 manobras.

fonte/vídeo: Praticagem de São Paulo
foto lancha: NaviosCIA