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segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Navio KOUROUPI








Navio     -    KOUROUPI
Construção    -    2008
Bandeira     -    Ilhas Marshal Marshall Is
Comprimento    -    189 m
Boca    -    32 m
Tipo    -    Graneleiro
IMO   -    9339466

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

PORTO DE SANTOS 126 anos


126 anos Parabéns





O marco oficial da inauguração do Porto de Santos é 2 de fevereiro de 1892, quando a então Companhia Docas de Santos - CDS, entregou à navegação mundial os primeiros 260 m de cais, na área, até hoje denominada, do Valongo. Naquela data, atracou no novo e moderno cais, o vapor "Nasmith", de bandeira inglesa


Com a inauguração, iniciou-se, também, uma nova fase para a vida da cidade, pois os velhos trapiches e pontes fincados em terrenos lodosos, foram sendo substituídos por aterros e muralhas de pedra. Uma via férrea de bitola de 1,60 m e novos armazéns para guarda de mercadorias, compunham as obras do porto organizado nascente, cujo passado longínquo iniciara-se com o feitor Braz Cubas, integrante da expedição portuguesa de Martim Afonso de Souza, que chegou ao Brasil em janeiro de 1531.




Foi de Braz Cubas a idéia de transferir o porto da baía de Santos para o seu interior, em águas protegidas, inclusive do ataque de piratas, contumazes visitantes e saqueadores do povoado.
Escolhido o sítio denominado Enguaguaçu, no acesso do canal de Bertioga, logo se formou um povoado, motivo para a construção de uma capela e de um hospital, cujas obras se concluíram em 1543. O hospital recebeu o nome de Casa da Misericórdia de Todos os Santos. Em 1546, o povoado foi elevado à condição de Vila do Porto de Santos. Em 1550 instalou-se a Alfândega.



Por mais de três séculos e meio, o Porto de Santos, embora tivesse crescido, manteve-se em padrões estáveis, com o mínimo de mecanização e muita exigência de trabalho físico. Além disso, as condições de higiene e salubridade do porto e da cidade resultaram altamente comprometidas, propiciando o aparecimento de doenças de caráter epidêmico.

O início da operação, em 1867, da São Paulo Railway, ligando, por via ferroviária, a região da Baixada Santista ao Planalto, envolvendo o estuário, melhorou substancialmente o sistema de transportes, com estímulo ao comércio e ao desenvolvimento da cidade e do Estado de S. Paulo.



A cultura do café estendia-se, na ocasião, por todo o Planalto Paulista, atingindo até algumas áreas da Baixada Santista, o que pressionava as autoridades para a necessidade de ampliação e modernização das instalações portuárias. Afinal, o café poderia ser exportado em maior escala e rapidez.



Em 12 de julho de 1888, pelo Decreto nº 9.979, após concorrência pública, o grupo liderado por Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle foi autorizado a construir e explorar, por 39 anos, depois ampliado para 90 anos, o Porto de Santos, com base em projeto do engenheiro Sabóia e Silva. Com o objetivo de construir o porto, os concessionários constituiram a empresa Gaffrée, Guinle & Cia., com sede no Rio de Janeiro, mais tarde transformada em Empresa de Melhoramentos do Porto de Santos e, em seguida, em Companhia Docas de Santos.



Inaugurado em 1892, o porto não parou de se expandir, atravessando todos os ciclos de crescimento econômico do país, aparecimento e desaparecimento de tipos de carga, até chegar ao período atual de amplo uso dos contêineres. Açúcar, café, laranja, algodão, adubo, carvão, trigo, sucos cítricos, soja, veículos, granéis líquidos diversos, em milhões de quilos, têm feito o cotidiano do porto, que já movimentou mais de l (um) bilhão de toneladas de cargas diversas, desde 1892, até hoje.

Em 1980, com o término do período legal de concessão da exploração do porto pela Companhia Docas de Santos, o Governo Federal criou a Companhia Docas do Estado de S. Paulo-Codesp, empresa de economia mista, de capital majoritário da União.



Atualmente, o Porto de Santos, movimenta, por ano, mais de 60 milhões de toneladas de cargas diversas, número inimaginável em 1892, quando operou 125 mil toneladas. Com 12 km de cais, entre as duas margens do estuário de Santos, o porto entrou em nova fase de exploração, consequência da Lei 8.630/93, com arrendamento de áreas e instalações à iniciativa privada, mediante licitações públicas.

NAVIO É RETIDO COM 27 mil BOIS À BORDO

O juiz Márcio Kammer de Lima, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Santos, determinou o desembarque dos quase 27 mil bois que estão a bordo do navio NADA, que está atracado no Cais do Saboó, no Porto de Santos. Em sua decisão, anunciada no início da tarde desta quinta-feira 01/02, ele também reforçou a suspensão do embarque de cargas vivas no complexo e proibiu a partida do cargueiro, além de fixar uma multa de R$ 5 milhões para qualquer embarcação que carregar animais no Porto.


Desde a noite de quarta-feira 31/01 já estava suspenso o embarque de animais vivos no Porto. A medida foi cumprida por volta das 23h40, a poucas horas do término do carregamento de 27 mil cabeças de gado da Minerva Foods. 



A suspensão partiu do desembargador da 2ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente, do Tribunal de Justiça de São Paulo, Luís Fernando Nishi. Ele atendeu a um agravo de instrumento apresentado pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda) e pela Associação Itanhaense de Proteção aos Animais, parte da ação civil pública que movem contra a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp),  Ecoporto Santos, e a Minerva Foods (proprietária dos animais e maior exportadora de bois vivos do País) e a Prefeitura de Santos.



A Minerva Foods, por meio da assessoria de imprensa, informou que a exportação de bois vivos "é uma atividade regulamentada pelo Mapa e ressalta que, em seu processo, o manejo do gado segue todos os procedimentos adequados para preservar o bem-estar dos animais durante o embarque e no decorrer da viagem".

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Navio TRANQUIL ACE










Nome     -     TRANQUIL ACE
Construção    -    2009
Bandeira     -    Ilhas Cayman Cayman Is
Comprimento    -    199 m
Boca     -     32 m
Tipo    -    
IMO    -     9561253

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

EGINA da Coréria para Nigéria - Vídeo

A indústria de petróleo e gás da Nigéria registrou outro marco, já que a unidade Floating Production Storage Offloading (FPSO) de US $ 3,3 bilhões para o campo petrolífero Egina Deepwater, de 200 mil barris por dia, chegou ao país.

O FPSO, que foi construído para o Total Upstream Nigeria Limited (TUPNI) pela Samsung Heavy Industries ( SH I),ela  navegou  da, Coréia do Sul para Nigéria .



Ela conta com  330 metros de comprimento, o Egina FPSO é o maior FPSO já instalado na Nigéria e o maior FPSO construído pelo Grupo Total em todo o mundo.


O campo EGINA está situado fora da Nigéria a cerca de 200 km de Port Harcourt, em uma profundidade de aproximadamente de 1150 a 1750 m. O desenvolvimento do campo EGINA baseia-se em poços submarinos conectados a uma instalação de produção, armazenamento e descarga flutuante (FPSO) e exportação de petróleo bruto estabilizado através de petroleiro usando uma bóia de descarga.

Fonte:Vessel Finder

Fonte: Vanguard Nigéria

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Rebocador SVITZER SETIMIO








Rebocador   -    SVITZER SETIMIO
Construção    -     2017
Bandeira    -    Brasil Brazil
Comprimento    -     23
Boca    -    11
Tipo    -    Rebocador
IMO    -    9787871