Translate

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Explosão no petroleiro Aulac Fortune em Hong Kong

Um tripulante morto, dois ainda desaparecidos depois de uma grande explosão no petroleiro químico Aulac Fortune, na ilha de Lamma, em Hong Kong.


Pelo menos uma pessoa morreu e outras duas ainda estão desaparecidas depois que um petroleiro de petróleo e produtos químicos pegou fogo na costa da ilha de Lamma, em Hong Kong, na terça-feira.
As autoridades disseram que o incêndio, que começou por volta das 11h30 e foi finalmente desativado às 16h30, deve ter começado quando o navio Aulac Fortune , registrado no Vietnã, estava sendo reabastecido por uma barcaça de petróleo.
"Antes de reabastecer, houve três relatos de explosões antes que o petroleiro explodisse em chamas", disse uma fonte.
Três helicópteros foram enviados para o local e ainda estão procurando os marinheiros desaparecidos, enquanto três botes de bombeiros e navios da polícia marítima também foram enviados para a área.
O pessoal de emergência resgatou 23 marinheiros, que caíram ou pularam no mar para escapar do incêndio. Quatro pessoas que foram feridas na explosão foram levadas para o Hospital Queen Mary, em Pok Fu Lam, e para o Hospital Ruttonjee, em Wan Chai, para tratamento médico.
Um marinheiro está em estado grave sofrendo de queimaduras, e outro, um homem de 46 anos, de Singapura, teve ferimentos nos ombros.
Autoridades disseram que havia 25 tripulantes a bordo do petroleiro de 17.000 toneladas, enquanto um dos feridos fazia parte da tripulação de Cingapura na barcaça de petróleo.
Os relatórios iniciais sugerem que o incidente ocorreu quando os dois navios estavam no processo de conexão das mangueiras de combustível, disse uma fonte.
A fonte disse que a barcaça de petróleo foi capaz de deixar a cena, e a causa da explosão estava sendo investigada.
Durante a altura do fogo, as imagens mostraram grandes nuvens de fumaça preta saindo do petroleiro, que tem um enorme buraco em seu arco e está fortemente inclinado para estibordo.
O petroleiro e navio químico, que está sob a menor classificação para esse tipo de embarcação, pegou fogo a cerca de uma milha náutica ao sul da Ilha de Lamma logo após as 11h30, segundo a polícia.
Yip Tsz Leung, vice-diretor do Centro Internacional de Estudos Marítimos de CY Tung, disse que a área era um ponto comum para os navios pararem no mar para pegar combustível, um processo que ele disse ser "um momento bastante perigoso".
Um dos marinheiros que foi enviado para o hospital disse que o incidente ocorreu enquanto ele estava descansando.
"Eu estava dormindo, não sei o que aconteceu", disse ele, acrescentando que se sentia bem e queria saber detalhes sobre seu colega.
O cônsul vietnamita Nguyen Van Phong chegou ao Hospital Ruttonjee às 15h30 para visitar os feridos.
A Aulac Fortune havia descarregado gasolina que transportava em Dongguan, na província de Guangdong, no domingo, e chegou a Hong Kong às 5h da terça-feira.
Moradores tão distantes quanto Discovery Bay e Mui Wo, na ilha de Lantau, relataram ter ouvido um estrondo e janelas tremendo.
"Eu pensei que fosse um terremoto quando as janelas começaram a tremer", disse Rhea Nee, moradora de Mui Wo, 42 anos.
“Geralmente temos ventos fortes ... mas quando olhei para fora, as árvores estavam perfeitamente paradas”.
Alguns moradores abalados deixaram suas casas e se reuniram do lado de fora.
"Eu estava esperando os tremores e eles não vieram", disse Nee. “Eu corri descalça enquanto eu estava dobrando as roupas de meus filhos. Eu acabei do lado de fora segurando uma pilha de roupas.
“As janelas balançaram violentamente. Como quando há um sinal de tufão.
Fonte: SCMP
Fonte: Vessel finder

Nenhum comentário:

Postar um comentário