Translate

sexta-feira, 14 de junho de 2019

EUA libera vídeo que afirma mostra Irã removendo o meu do petroleiro

Os EUA alegam que o vídeo mostra a Guarda Revolucionária do Irã removendo uma mina não detonada de um petroleiro atingido no Golfo de Omã.
Os Estados Unidos divulgaram um vídeo que afirma que a Guarda Revolucionária do Irã ( IRGC ) remove uma mina não explodida de um dos dois navios-tanques atingidos por explosões no Golfo de Omã.
"Às 16h10, hora local [00:10 GMT], um barco de patrulha da Classe Gashti do IRGC se aproximou do M / T Kokuka Courageous e foi observado e registrado removendo a mina de lapa não detonada do M / T Kokuka Courageous," Capitão da Marinha Bill Urban, Um porta-voz do Comando Central dos EUA, disse em um comunicado na quinta-feira.
Washington acredita que as imagens mostram claramente que membros da força de elite iraniana se aproximam do navio e removem o que afirma ser uma mina de limpet.
"O Comando Central dos EUA divulgou não apenas o vídeo, mas também algumas imagens do cronograma de eventos da perspectiva dos Estados Unidos nas horas que se seguiram aos ataques", disse Kristen Saloomey, da Al Jazeera, de Washington.
"Este vídeo, dizem eles, foi tirado cerca de 10 horas depois que as chamadas iniciais de socorro vieram desses dois navios-tanques e cerca de cinco horas depois que o navio da Marinha americana pegou os 21 marinheiros que fugiram do petroleiro japonês", disse ela.
"Naquela época, os EUA disseram que os militares observaram e registraram um navio da Guarda Revolucionária Iraniana se aproximando do casco do navio-tanque e removendo as minas.
"Para ser claro, não mostra o que aconteceu antes dos ataques, e o Irã negou categoricamente as alegações dos EUA."
Os ataques registrados no Golfo de Omã, na costa do Irã, deixaram um navio em chamas e ambos à deriva, forçando muitos tripulantes a abandonar os navios. Eles foram os segundos em um mês perto do estratégico Estreito de Ormuz, uma importante via marítima para o suprimento mundial de petróleo.

E, embora os detalhes do que aconteceu ainda fossem escassos, os incidentes ocorreram em meio ao aumento do atrito entre os EUA e o Irã.
O lançamento do vídeo acontece horas depois de o secretário de Estado, Mike Pompeo, ter culpado o Irã pelo incidente, dizendo que "esses ataques não provocados representam uma clara ameaça à paz e à segurança internacionais".
"É a avaliação dos Estados Unidos de que a República Islâmica do Irã é responsável pelos ataques", disse ele em Washington, DC.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse que as alegações dos EUA contra o Irã são parte da "diplomacia de sabotagem" adotada pela chamada Equipe B, que ele disse incluir o assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton.
"Que os EUA imediatamente saltaram para fazer acusações contra o Irã - sem qualquer evidência factual ou circunstancial - só deixa bem claro que a #B_Team está se mudando para uma #PlanB: Diplomacia de Sabotagem - incluindo a @ AbeShinzo - e encobrir sua #Econômico Terrorismo contra o Irã ", Zarif twittou.
ONU condena ataque
Anteriormente, o incidente foi discutido em uma reunião da ONU, que alertou que o mundo não pode permitir "um grande confronto no Golfo", uma vez que a preocupação internacional cresceu com a suspeita de ataques a navios comerciais perto do Estreito de Hormuz.
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, denunciou os incidentes de quinta-feira em uma reunião do Conselho de Segurança, dizendo: "Eu condeno veementemente qualquer ataque contra incidentes civis. Fatos devem ser estabelecidos e responsabilidades esclarecidas."
Os EUA culparam o Irã por ataques anteriores contra petroleiros, dizendo que as minas de limpet feitas pelo Irã foram usadas para atacar quatro petroleiros em 12 de maio no porto dos Emirados de Fujairah. Teerã descartou a alegação como "ridícula" e pediu o diálogo entre os países do Golfo para aliviar o que chamou de "situação alarmante de segurança" na região.
No início de maio, Washington enviou tropas e navios de guerra para a região para combater ameaças não especificadas do Irã. A implantação ocorreu um ano depois de Washington ter saído de um acordo multinacional que suspendeu as sanções ao Irã em troca de restrições em seu programa nuclear.
Também reimposed e apertou sanções em Teerã.
Enquanto isso, um porta-voz da coalizão liderada pela Arábia Saudita lutando contra os rebeldes Houthi no Iêmen chamou os ataques suspeitos de uma "grande escalada" e os ligou a ataques em julho de 2018 contra dois petroleiros sauditas no Mar Vermelho.
"Da minha perspectiva ... podemos ligá-lo aos ataques houthis em Bab al-Mandeb", disse o coronel Turki al-Maliki a repórteres em Riad. A coalizão liderada pela Arábia Saudita acusa o Irã de armar os houthis, mas Teerã nega a acusação.
Nas últimas semanas, os houthis reagiram aos ataques intensificados da coalizão saudita em suas posições, aumentando os ataques dentro da Arábia Saudita, inclusive em sua infraestrutura de petróleo.
No início da sexta-feira, a Arábia Saudita informou que suas forças de defesa aérea haviam interceptado cinco drones lançados pelos houthis do Iêmen, que estão alinhados com o Irã, no aeroporto de Abha e na cidade de Khamis Mushait.
Fonte: Aljazeera / Vessel Finder

Nenhum comentário:

Postar um comentário