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quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Primeiro Embarque da Tiplam

Foi realizado no último dia 14 de janeiro o início do embarque do primeiro navio do Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita), porto que está sendo ampliado pela VLI na área continental de Santos. A operação teve duração de três dias, por ser o primeiro navio na nova estrutura, e embarcará carga de 28 mil toneladas de milho da Bunge, uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do país.

Localizado no Canal de Piaçaguera, o Tiplam é um projeto cujos investimentos giram em torno de R$ 2,7 bilhões. Sua ampliação pela VLI teve início em 2013 e é considerada a maior obra portuária em curso hoje no país - em dezembro chegou a 95% concluída. Atualmente, o Tiplam movimenta 2,5 milhões de toneladas atuais de produtos importados, como enxofre e fertilizante. O projeto de ampliação tem o objetivo de capacitar o porto para exportar granéis agrícolas, além de aumentar a capacidade de recebimento das cargas já operadas. Quando for totalmente entregue, no primeiro semestre de 2017, vai agregar à Baixada Santista capacidade extra de 12 milhões de toneladas por ano em exportação de grãos e açúcar e importação de fertilizantes e enxofre, alcançando 14,5 milhões de toneladas de movimentação em sua estrutura.
“É um momento histórico para a VLI e para a infraestrutura do país. O Tiplam representa uma nova alternativa logística para o escoamento da produção agrícola do país, com foco na agilidade, já que toda a cadeia está integrada à ferrovia”, afirma Fabiano Lorenzi, diretor comercial da VLI.
O carregamento para a Bunge, neste sábado, será também o primeiro que contempla toda a transformação realizada pela VLI no chamado Corredor Centro-Sudeste, uma importante rota de escoamento de granéis agrícolas que, ligado pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), recebe no Terminal Integrador de Uberaba, Triângulo Mineiro, carga das regiões produtoras do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, e chega ao Tiplam, que possui acesso exclusivo por ferrovia, diminuindo gargalos na chegada ao porto. Os investimentos neste corredor chegam a R$ 4 bilhões.
Essa integração, somada a soluções logísticas implementadas no Tiplam, possibilitam que a redução no tempo total da cadeia, desde o carregamento no terminal de transbordo até o descarregamento no porto, chegue a 70%. Essas soluções contam com dispositivos como a moega ferroviária, estrutura de 14 metros para descarregamento das cargas dos trens que tem sua maior parte sob à linha férrea, abaixo do nível do mar. Chegada a composição, os vagões são abertos por baixo e a carga é descarregada, sendo direcionada pelas correias transportadoras até os armazéns ou diretamente para os navios.
Outra estrutura que possibilita agilidade no acesso ao terminal é a pera ferroviária, uma solução logística em que a linha férrea é instalada em formato circular, o que permite o transbordo das cargas sem a necessidade de desmembramento do trem, aumentando a eficiência das manobras de entrada e saída dos terminais e reduzindo o tempo de descarga das composições férreas.

Estrutura
Com previsão de ser entregue totalmente no primeiro semestre de 2017, o Tiplam contará com grande infraestrutura para armazenagem de produtos, além de carregamento, descarregamento e atracação de navios.
Serão quatro berços de atracação, sendo um para embarque de açúcar, um para embarque de grãos e dois para descarga de fertilizantes. Além disso, o terminal conta hoje com dois pátios para fertilizantes, com capacidade para 60 mil e 66 mil toneladas. Quando estiver totalmente concluído, o Tiplam terá dois para armazéns de grãos, um de açúcar e outro que pode abrigar tanto açúcar quanto grãos.
Fonte:VL! 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

CMA CGM reforça seu serviços na América do Sul

CMA CGM ,um dos principais grupos marítimos do mundo, anunciou ontem o lançamento dos serviços  SEAS1 e SEAS2.
Assim, o grupo oferecerá duas partidas por semana entre a Ásia e a Costa Leste da América do Sul, uma das melhores ofertas do mercado. Oferecerão uma cobertura óptima em toda a Ásia (Norte, Centro e Sul da China, Coreia do Sul e Sudeste Asiático) e América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai). Da América do Sul, a CMA CGM proporcionará tempos de trânsito muito competitivos, especialmente para a exportação de produtos refrigerados do Brasil e Argentina, para Hong Kong, China e Coréia do Sul.
A  América do Sul é uma área estratégica para a CMA CGM, que oferece 23 serviços de conexão do continente para o resto do mundo. O grupo está fortalecendo seus serviços na área para atender às necessidades de seus cliente.
A parti de 20 de janeiro, a linha SEAS1 conectará diretamente China, Hong Kong, Cingapura, Brasil, Uruguai e Argentina. Este serviço rápido e confiável fornece
  • Ampla cobertura portuária da China Meridional e Central, Sul do Brasil, Uruguai e Argentina.
  • Uma frota permitindo uma escala semanal em Navegantes . Lá, conexões rápidas serão oferecidos para os portos do Norte do Brasil de Salvador , Suape e Fortaleza .
  • Uma oferta de serviços adaptada às necessidades dos clientes, incluindo chamadas de importação da Ásia em Itaguai (Sepetiba) e Navegantes, e chamadas de exportação da Ásia em Navegantes, Paranaguá e Plata, bem como chamadas de Hong Kong.
Desde 12 de janeiro, a linha SEAS2 conecta diretamente a Coréia do Sul, China, Hong Kong, Cingapura, Malásia, Brasil, Uruguai e Argentina. Coreia do Sul e Qingdao serão especificamente abrangidos por este serviço, que oferece inclui:
  • Serviços de alimentação em Santos para os portos do Rio, Vitória, Salvador, Suape e Fortaleza.
  • Uma chamada de importação na Itapoa da Ásia.
  • Exportações de Itapoa no Brasil para a Ásia, e chamadas de Hong Kong.
SEAS1

O serviço SEAS1 oferecerá a seguinte rotação operada por doze navios de 8.700 a 9.400 TEU, em parceria com COSCO, Evergreen e Yang Ming:

Shanghai  - Ningbo  - Yantian  - Hong Kong  - Singapore  - Itaguaí  - Santos  - Paranaguá  - Navegantes  - Montevideo - Buenos Aires  - Rio Grande  - Navegantes  - Paranaguá - Santos - Singapore - Hong Kong - Shanghai.
SEAS2
O serviço SEAS2 oferece a seguinte rotação operada por treze navios de 8.700 a 10.500 TEU, em parceria com a Hamburg Sud:

Busan  - Qingdao  - Shanghai  - Ningbo  - Chiwan  - Singapura - Port Kelang - Itaguaí - Santos - Paranaguá - Itapoá - Buenos Aires - Montevideo  - Rio Grande  - Navegantes - Itapoá - Santos - Itaguaí - Port Kelang - Singapura - Hong-Kong - Busan.
Fonte:CMA CGM

Navio NAVIGATOR GRACE










Nome      -      NAVIGATOR GRACE
Construção     -     2010
Bandeira     -     Libéria Liberia
Comprimento     -     154 m
Boca     -     25 m
Tipo     -    tanque
IMO    -     9531478

Torre de 125 metros de altura no Porto

Uma torre de 125 metros de altura, o equivalente a um prédio de 41 andares, deverá ser construída ainda neste ano na Margem Direita do Porto de Santos, na região da Ponta da Praia, revelou o diretor-presidente da Codesp, José Alex Oliva. O lançamento da pedra fundamental do empreendimento acontecerá no próximo dia 2, durante as comemorações do 125º aniversário do complexo marítimo, e com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella. Já a conclusão está prevista para dezembro. 
Segundo Oliva, na torre, haverá um centro de eventos, um mirante com elevador panorâmico e um restaurante. O plano inclui ainda a implantação de um centro integrado de inteligência operacional, que reunirá órgãos como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Guarda Portuária (Gport, da Codesp), a Guarda Municipal, a Polícia Federal, o Exército e a Marinha. No imóvel, também haverá uma base do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Porto. 
“Será um presente do Porto de Santos para a sociedade, com uma referência turística para a Baixada Santista”, destacou o executivo

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Navio BW KESTREL








Nome      -        BW KESTREL 
Construção      -       2015
Bandeira     -      Singapore Singapore
Comprimento     -      183 m
Boca     -    32 m
Tipo     -    Tanque
IMO     -     9607203

Navio NAVIOS VECTOR







Nome      -     NAVIOS VECTOR
Construção     -      2002
Bandeira     -     Panamá Panama
Comprimento     -     189 m
Boca    -     32 m
Tipo     -    Graneleiro
IMO     -    9241358