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terça-feira, 6 de setembro de 2016

Falência da HANJIN

Hanjin Shipping pretende tomar medidas legais  em todo o mundo para evitar que seus navios serem apreendidos, como seus navios foram impedidos de atracar em portos na esteira do seu colapso.
Desde a última segunda-feira, 79 navios Hanjin incluindo 61 navios porta-contentores e 18 navios graneleiros tem sido negado acesso ao porto, de acordo com o ministério marítima da Coréia do Sul.Esse número inclui uma embarcação apreendida em Singapore por um credor, disse uma porta-voz da empresa. Hanjin tem 141 navios, dos quais 128 estão em funcionamento.

Pelo menos três empresas norte-americanas também lançaram uma ação legal contra Hanjin para apreender navios e outros atrativos se não houver pagamento de faturas.
O colapso na semana passada de sétima maior transportadora de contêineres do mundo tem causado muita agonia entre os seus clientes sobre o destino da carga encalhado. Se Hanjin pode afastar as apreensões de navios dependerá das jurisdições envolvidas, disseram os advogados.
O navios da  Hanjin atualmente transporte de carga vale 16 trilhões de wons (US $ 14,5 bilhões) pertencentes a cerca de 8.300 proprietários da carga, a Associação de Comércio Internacional da Coreia disse, acrescentando que a transportadora tem contas a pagar no valor de 610.000.000.000 ₩.
Como parte de seus esforços para obter proteção legal para os seus navios, Hanjin entrou com uma petição Capítulo 15 em um tribunal de falências dos Estados Unidos, em Nova Jersey. Ela pretende prosseguir uma acção judicial em cerca de 10 países esta semana e depois expandir essa a 43 jurisdições, disse regulador financeiro da Coreia do Sul.
Muitas autoridades portuárias e prestadores de serviços portuários estão exigindo dinheiro para trabalhar em navios Hanjin, disse o porta-voz da Hanjin.
O seu principal credor, o Korea Development Bank estatal, reuniu-se com funcionários da empresa matriz Hanjin Grupo para discutir o seu compromisso de pagar taxas assim que os navios encalhados podem entrar nos portos, mas não chegou a uma conclusão, um funcionário do banco à Reuters.

Hanjin é provável que tenha mais recurso contra seus navios que estão sendo apreendidas em países que, como a Coreia do Sul, assinaram a Lei Modelo da UNCITRAL apoiado pelas Nações Unidas em Transfronteiriça Insolvência, que incluem os Estados Unidos, Reino Unido, África do Sul e Austrália, legal disseram as fontes.
"Se os navios da Hanjin foram presos em jurisdições que tenham ratificado a Lei Modelo, então há uma forte probabilidade de a prisão não será bem sucedido, embora com a ressalva de que este é sempre sujeitos às práticas locais e da situação de facto", disse Steffen Pedersen , sócio da firma de advocacia Thomas Cooper, em Cingapura.
Advogados disseram que era mais incerto o que aconteceria em jurisdições, como Hong Kong, China e Singapura que não assinaram a lei Modelo.
As ações da Hanjin Shipping mergulhou 30 por cento na segunda-feira depois de comércio retomou embora mais tarde recuperado a maioria de suas perdas com o que parecia ser a compra por parte de investidores de varejo. As ações perderam 34 por cento desde credores suspendeu o seu apoio na semana passada.
O navio apreendido em Singapura, a Hanjin Roma, inclui cerca de 50 containers com componentes para uma usina de energia nuclear em construção nos Emirados Árabes Unidos por um consórcio liderado pela Korea Electric Power Corp (KEPCO), de acordo com uma pessoa com conhecimento direto do importam.


A pessoa, que não estava autorizado a falar com a imprensa sobre os dados de carga, não quis ser identificado.
Hanjin é responsável por 7,8 por cento do volume de comércio trans-Pacífico para o mercado dos EUA.
Rival Hyundai Merchant Marine Co Ltd está em negociações com empresas como a Samsung Electronics Co Ltd e LG Electronics Inc para transportar sua carga, Comissão de Serviços Financeiros da Coréia do Sul disse na segunda-feira.
agência de classificação Fitch disse em uma nota de pesquisa que os riscos Hanjin Shipping deve ser gerenciável para os bancos da Coréia do Sul.

Fonte: Shipspotting / Reuters

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