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sábado, 1 de abril de 2017

Navio NHi SIRIUS H21

Depois de 20 anos retornou há Santos o navio Navio Hidrográfico SIRIUS - H21 , da Marinha Brasileira.

O navio chegou ao Porto de Santos na tarde da última quinta-feira 30/03 por volta das 16 horas, o navio esta atracado no cais da Mortona (cais da Marinha). 


O Navio Hidrográfico Sirius - H 21, é o primeiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome, uma referência à estrela alfa da constelação de Cão Maior, a mais brilhante do firmamento. Foi encomendado em 27 de abril de 1956, assim como o seu irmão de classe o NHi Canopus - H 22, ao estaleiro Ishikawajima Harima Heavy Industries, em Tóquio, Japão. Teve sua quilha batida em 13 de dezembro de 1956, foi batizado e lançado ao mar em 30 de julho de 1957, sendo sua madrinha a Sra. Toshiwo Doko, esposa do presidente da IHI. Foi entregue em 13 de dezembro de 1957 e incorporado e submetido a Mostra de Armamento em 17 de janeiro de 1958, em cerimônia realizada em Tóquio. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata Hélio Ramos de Azevedo Leite.


Em 08 de fevereiro, suspendeu de Tóquio rumo ao Brasil, via Canal do Panamá.

Em 12 de maio, durante a viagem para o Rio de Janeiro, passou a subordinação da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), pelo Aviso 1088 de 08/05/1958 (Bol 22/1958 MM).

Em 19 de maio, chegou ao Rio de Janeiro. 
Em 18 de setembro, sob Comando do CF Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, iniciou sua primeira comissão, fazendo levantamentos hidrográficos na foz do rio Amazonas. Nessa comissão empregou pela primeira vez o helicóptero como ferramenta de auxilio aos trabalhos, sendo O Sirius foi o primeiro navio da MB a operar aeronaves.








...lema do SIRIUS

"Determinação e Competência, Nossa Referência"

"Restará sempre muito o que fazer"











Deslocamento: 1.448 ton (padrão), 1.885 ton (carregado).
Dimensões: 77.90 m de comprimento, 12.03 m de boca e 3.70 m de calado.
Propulsão: dois motores diesel Villares B&W de 10 cilindros em V, com potência de 1.550 HP a 850 rpm, acoplados a 2 eixos com hélices de passo controlável de quatro pás com 2.0m de diâmetro e acionamento hidráulico.
Geração de energia: três grupos motores geradores auxiliares (MCA), com motores Cummins NTA 855G4 de 6 cilindros em linha, o que proporciona 250 KVA a 1800 rpm. Os geradores são de fabricação NEGRINI. O diesel gerador de emergência (DGE) é de fabricação NEGRINI (100KVA).
Capacidade de combustível: 350 toneladas.
Capacidade de aguada: 152 toneladas.
Velocidades: velocidade máxima de 14 nós; velocidade máxima mantida de 12 nós e velocidade de cruzeiro de 11 nós.
Raio de Ação: 12.000 minhas marítimas a 11 nós.
Armamento: nenhum.
Sensores: 2 radares de navegação, um Decca 1230 e um Furuno Mk 1942.
Equipamentos: dois ecobatímetros para Hidrografia: Simrad EA 500 (12, 38 e 200KHz) e Atlas Deso 25 (33 e 210KHz); um ecobatímetro Coester SQN-3V para Navegação; ecobatímetros portáteis ODOM Hydrotrac; duas lanchas hidrográficas; um guincho oceanográfico e uma sondareza.
Aeronaves: pouso de Esquilo UH-12/13 e Bell IH-6, VERTREP com helicópteros
do porte de até UH-14 e PICK-UP com helicópteros do porte de SH-3.
Código Internacional de Chamada: PWQO
Tripulação: 129 homens.

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