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segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

DRAGAGEM EM SANTOS É INVESTIGADA

A dragagem do Canal de Piaçaguera, no Porto de Santos, é tema de investigações por parte do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema). Após denúncias, os órgãos apuram se há risco de contaminações já que o local dragado tem histórico de poluição por metais pesados.
O Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), coordena a dragagem daquela região. Por enquanto, a empresa trabalha na construção de cavas subaquáticas onde serão depositados os sedimentos dragados. Essas cavas ficam nas proximidades da Ilha das Cobras, um local que não tem histórico de contaminação. Por isso, ambientalistas temem que a deposição desses sedimentos traga prejuízos ao meio ambiente.
E há o alerta sobre o risco de o serviço inviabilizar a construção de um terminal de granéis sólidos naquela região, o T-Green. A instalação deve ser construída na ilha, que fica entre o Canal de Piaçaguera e o Rio Cubatão, no interior do estuário, em frente à região da Alemoa.
No Gaema, o caso é avaliado pela promotora de Justiça Almachia Acerbi. Após a denúncia, ela enviou pedidos de esclarecimentos às partes. Só após analisar as respostas, ela definirá se um inquérito será aberto para maiores investigações.
Já o MPF recebeu uma denúncia sobre a obra, apresentada pela Portoconsult Negócios e Participações, que planeja a construção do T-Green. A firma aponta a possibilidade de danos ambientais causados pela deposição de sedimentos contaminados no estuário.
O MPF pediu informações à Cetesb e aguarda resposta do órgão. As denúncias estão sendo apuradas pelo procurador da República Antonio José Molina Daloia – responsável por outra investigação sobre a dragagem, desta vez no canal do Porto.
Daloia é a favor da suspensão da obra de aprofundamento, pois aponta a erosão na Ponta da Praia como um dos impactos ambientais da obra. 
VLI garante que não há risco de contaminação
Não há riscos de a dragagem de manutenção do Canal de Piaçaguera contaminar o Estuário de Santos, informou a VLI em nota divulgada na tarde de ontem. A empresa, responsável pelo serviço, também destaca que o projeto irá melhorar a condição ambiental da via de navegação. 
De acordo com a VLI, a abertura da cava é uma das etapas da dragagem de manutenção do Canal de Piaçaguera, “que tem como objetivo tornar o canal mais eficiente e produtivo para a navegação”. A cava receberá posteriormente o material a ser de fato dragado do canal. A empresa acrescenta que “o processo conta com todas as autorizações necessárias dos órgãos competentes, neste caso, Cetesb, Capitania dos Portos (de São Paulo) e Codesp (a Autoridade Portuária de Santos), além de análises e anuências das prefeituras de Cubatão e Santos, da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e SEP (Secretaria de Portos)”.

Fonte: Jornal Atribuna

sábado, 21 de janeiro de 2017

Navio IONIC HUNTRESS







Nome      -      IONIC HUNTRESS
Construção      -      2012
Bandeira     -      Ilhas Marshall Marshall Is
Comprimento   -      180 m
Boca     -     29 m
Tipo     -     Graneleiro
IMO     -     9595371

Explosão abordo do Manhattan Bridge

Um membro da tripulação do navio porta container Manhattan Bridge  morreu e um ficou gravemente ferido,com queimaduras graves, quando a embarcação sofreu uma violenta explosão sala de máquinas durante a operações de atracação, o incidente ocorreu ontem 19/01 no Porto de Felixstowe no Reino Unido . 
O navio estava sendo investigado para determinar possíveis causas da explosão da sala de marquinas. A embarcação foi isolada no momento em que os investigadores realizavam seu trabalho. As operações de carga ficaram suspensas até que as investigações tenham sido concluídas.
Fonte.SeaNews
Nome      -      Manhattan Bridge
Construção    -      2015
Bandeira     -     Japão 
Comprimento     -     365 m
Boca     -     51 m
Tipo     -     Porta container
IMO    -     9689615

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Navio TORM THAMES









Nome     -     TORM THAMES
Construção    -     2005
Bandeira    -     Dinamarca Denmark
Comprimento    -    183 m
Boca     -     32 m
Tipo    -     Tanque
IMO     -    9318333

Navio NOBLE SPIRIT







Nome     -      NOBLE SPIRIT
Construção    -     2001
Bandeira    -     Panamá Panama
Comprimento     -      179 m
Boca     -    32 m
Tipo    -    Tanque
IMO    -     9213909

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Primeiro embarque de Minério da Ponta da Madeira

Um total de aproximadamente 26.500 toneladas foram carregadas, divididas em três navios com capacidade entre 73.000 e 380.000 toneladas.
Na última sexta-feira 13/01, Ponta da Madeira Terminal Marítimo , em São Luís (MA) carregou sua primeira carga comercial, produzida na mina S11D, em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará.

Um total de aproximadamente 26.500 toneladas foi carregado, dividido em três navios com capacidade entre 73.000 e 380.000 toneladas. Os navios tiveram sua capacidade completada com o minério Carajás IOCJ, de outras minas do Sistema Norte. Carajás A IOCJ, com 65% de teor de ferro, já representa 40% das vendas da Vale.Até 2020, Carajás IOCJ superará 50% da produção da empresa.
A alta qualidade do minério extraído da nova mina dará flexibilidade à empresa para misturá-la, nos portos da Malásia, China e Omã, com os produzidos nos chamados sistemas Sul e Sudeste, em Minas Gerais, melhorando a O produto final, bem como estender a vida das minas nesse Estado.
Fonte:Vale