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sábado, 20 de setembro de 2014
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
NOVO Centro de Operações - C3OT
A Praticagem do estado de São Paulo conta agora com um novo Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego. O C3OT foi inaugurado nesta segunda-feira (dia 15 setembro) com este novo Centro de Operações a Praticagem de São Paulo pretender garantir ainda mais agilidade e segurança nas manobras dos navios no Porto de Santos.
Com câmeras estrategicamente situadas ao longo de todo o canal do porto, equipamentos de última geração para medição de ondas, profundidade e visibilidade e tecnologia capaz de fornecer informações em tempo real permitirão o monitoramento, com absoluta precisão, de todo o canal navegável do porto santista.
O novo Centro de Operações surgiu da nova realidade do Porto de Santos, como explica o presidente da Praticagem, Paulo Sérgio Barbosa: '' Os navios estão cada vez maiores, com dimensões praticamente dobradas nos últimos 13 anos. Mais as condições geográficas do porto não mudaram: o canal continua estreito e sinuoso" .
Centro de Operações/C3OT. foto: A Tribuna
O sistema já existe em outros portos modernos do mundo, mas é implantado e mantido pela autoridade portuária.
Em alguns casos, as praticagens comandam o serviço, mas a Praticagem de Santos será a primeira a possuir esse equipamento, considerado o mais atualizado.
As imagens são transmitidas em tempo real para o Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego, que tem um vídeo-wall equipado com dez telas de LCD de 46 polegadas. Qualquer emergência será avisada imediatamente ao prático pelo rádio
Para avaliar as condições do mar e a meteorologia, há novos equipamentos oceanográficos. Uma onda mais forte ou uma ressaca, por exemplo, modifica as condições do mar e os novos aparelhos vão mostrar a situação exata em tempo real. A altura das marés será avaliada também em tempo real, a partir de cinco estações instaladas na Ilha das Palmas, Praticagem, Capitania, Ilha Barnabé e Usiminas.
A praticagem conta agora também com visibilímetros capazes de prevenir situações de baixa visibilidade, como a formação repentina de nevoeiros, que podem comprometer a segurança da navegação.
Todas as lanchas da Praticagem estão equipadas com AIS e câmeras e uma delas fará o monitoramento constante da área, informando o Centro por rádio sobre qualquer anomalia, como navio atracado com cabos brandos, manchas de óleo ou obstáculos à navegação
SALA DE CRISE
Toda essa capacidade de monitoramento será colocada à disposição da cidade de Santos e do porto, em
situações de emergência. O Centro dispõe também de uma sala de crise para reunir gerentes, diretores e autoridades marítima e portuária em que todas as informações e imagens disponíveis serão fornecidas para auxiliar a tomada de decisões.
A PRATICAGEM
Responsável pela manobra dos navios nos portos de Santos e São Sebastião, a contribuição da Praticagem de São Paulo tem sido fundamental para a quebra constante dos recordes de exportação nesses dois portos.
Legalmente, os práticos devem manter uma atalaia apenas para a escalação dos práticos e lanchas que os transportam para as manobras. Na prática, porém, têm realizado altos investimentos para garantir maior agilidade no trabalho de coordenação do tráfego.
A Praticagem de São Paulo realiza 12 mil manobras por ano e sua estrutura conta agora com o moderno Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego, equipado com a mais moderna tecnologia disponível.
Essas atividades têm o suporte de cem funcionários, estaleiro e 18 embarcações. Funciona 24 horas por dias durante os 365 dias do ano. Toda estrutura é mantida para atender 120 manobras diárias, o que é uma garantia para o setor portuário de que nenhum navio deixará de ser manobrado, mesmo no pico máximo. A média diária atual é de 32 manobras.
fonte/vídeo: Praticagem de São Paulo
foto lancha: NaviosCIA
Com câmeras estrategicamente situadas ao longo de todo o canal do porto, equipamentos de última geração para medição de ondas, profundidade e visibilidade e tecnologia capaz de fornecer informações em tempo real permitirão o monitoramento, com absoluta precisão, de todo o canal navegável do porto santista.
Veja o NOVO Centro de Operações - C3OT
O novo Centro de Operações surgiu da nova realidade do Porto de Santos, como explica o presidente da Praticagem, Paulo Sérgio Barbosa: '' Os navios estão cada vez maiores, com dimensões praticamente dobradas nos últimos 13 anos. Mais as condições geográficas do porto não mudaram: o canal continua estreito e sinuoso" .
Centro de Operações/C3OT. foto: A Tribuna
O sistema já existe em outros portos modernos do mundo, mas é implantado e mantido pela autoridade portuária.
Em alguns casos, as praticagens comandam o serviço, mas a Praticagem de Santos será a primeira a possuir esse equipamento, considerado o mais atualizado.
As imagens são transmitidas em tempo real para o Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego, que tem um vídeo-wall equipado com dez telas de LCD de 46 polegadas. Qualquer emergência será avisada imediatamente ao prático pelo rádio
Para avaliar as condições do mar e a meteorologia, há novos equipamentos oceanográficos. Uma onda mais forte ou uma ressaca, por exemplo, modifica as condições do mar e os novos aparelhos vão mostrar a situação exata em tempo real. A altura das marés será avaliada também em tempo real, a partir de cinco estações instaladas na Ilha das Palmas, Praticagem, Capitania, Ilha Barnabé e Usiminas.
Na Inauguração contou com autoridades portuárias, empresariais e acadêmicos. foto: A Tribuna
Todas as lanchas da Praticagem estão equipadas com AIS e câmeras e uma delas fará o monitoramento constante da área, informando o Centro por rádio sobre qualquer anomalia, como navio atracado com cabos brandos, manchas de óleo ou obstáculos à navegação
SALA DE CRISE
Toda essa capacidade de monitoramento será colocada à disposição da cidade de Santos e do porto, em
situações de emergência. O Centro dispõe também de uma sala de crise para reunir gerentes, diretores e autoridades marítima e portuária em que todas as informações e imagens disponíveis serão fornecidas para auxiliar a tomada de decisões.
A PRATICAGEM
Responsável pela manobra dos navios nos portos de Santos e São Sebastião, a contribuição da Praticagem de São Paulo tem sido fundamental para a quebra constante dos recordes de exportação nesses dois portos.
Legalmente, os práticos devem manter uma atalaia apenas para a escalação dos práticos e lanchas que os transportam para as manobras. Na prática, porém, têm realizado altos investimentos para garantir maior agilidade no trabalho de coordenação do tráfego.
A Praticagem de São Paulo realiza 12 mil manobras por ano e sua estrutura conta agora com o moderno Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego, equipado com a mais moderna tecnologia disponível.
Essas atividades têm o suporte de cem funcionários, estaleiro e 18 embarcações. Funciona 24 horas por dias durante os 365 dias do ano. Toda estrutura é mantida para atender 120 manobras diárias, o que é uma garantia para o setor portuário de que nenhum navio deixará de ser manobrado, mesmo no pico máximo. A média diária atual é de 32 manobras.
fonte/vídeo: Praticagem de São Paulo
foto lancha: NaviosCIA
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
Navio FRAGATA NITERÓI F40
A Niterói foi a primeira de uma série de 6 fragatas encomendadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a primeira construída pela Vosper Thornycroft Ltd., em Woolston, Hampshire, Inglaterra. Vosper Mk 10 é a designação britânica do projeto das fragatas classe Niterói da Marinha do Brasil.
Teve sua quilha batida em 8 de junho de 1972, foi lançada e batizada em 8 de fevereiro de 1974. Fez-se ao mar pela primeira vez em 8 de janeiro de 1976, iniciando as provas de maquinas que se estenderam até o final de maio. Foi aceita e incorporada em 20 de novembro de 1976 em cerimônia realizada no cais 47 do porto de Southampton. A sua modernização foi concluída em 8 de dezembro de 2005.
Construção - 1972
Bandeira - Brasil
Comprimento - 129 m
Boca - 13 m
Tipo - Fragata
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
PERMINA SAMUDRA 104 em chamas um desaparecido
O incidente ocorreu na manhã de ontem cerca de uma milha náutica sul de Kotabaru (South Kalimantan, na Indonésia). O navio tinha 22 tripulantes a bordo. Vinte e um foram evacuados com sucesso, uma acredita se que esteja preso na sala de máquinas.
De acordo com o proprietário do FSO, o navio tinha 45 mil quilolitros de combustivel. A causa do incêndio ainda não foi definida, mas acredita-se ter começado na sala de máquinas. Uma investigação foi lançada pela polícia Kotabaru.
Fonte: VesselFinder.com
Fotos: Radar Banjarmasin/JPNN Grup
De acordo com o proprietário do FSO, o navio tinha 45 mil quilolitros de combustivel. A causa do incêndio ainda não foi definida, mas acredita-se ter começado na sala de máquinas. Uma investigação foi lançada pela polícia Kotabaru.
Nome - PERMINA SAMUDRA 104
Construção - 1975
Bandeira - * * *
Comprimento - 246 m
Boca - 35 m
Tipo - Tanque
IMO - 7378585
Fotos: Radar Banjarmasin/JPNN Grup
Batampos
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