Autoridades da Antártica confirmaram o quebra-gelo Aurora Australis sofreu uma ruptura no casco e ainda não está claro quando a tripulação de 68 será capaz de voltar a Hobart. Aurora Australis foi programado para recolher expedicionários da Estação de Davis, mas o AAD disse que ativou seu "opção de ar" em vez. Mas agora um avião norte-americano irá levá-los para a estação de Casey antes de voltar para a Austrália.
Ventos de cerca de 130 km/h foram registrados no momento do encalhe do Aurora Australis o acidente ocorreu na última terça-feira por volta das 22h15 hora local (19h15 Brasil). O diretor AAD Dr Nick Gales disse que todos os 68 expedicionários e tripulantes a bordo estavam a salvo e bem. Os ventos precisa cair abaixo de 55 quilômetros por hora antes das pessoas a bordo podem ser transferidos para a Estação Mawson. Dr Gales disse que o navio foi construído para as condições extremas da Antártica e todos a bordo estão confortável e bem alimentados. O AAD está considerando contingências em caso de qualquer derramamento de combustível. As Aurora Australis é de propriedade e operado pela P & O Maritime Services. As Aurora Australis deixou Hobart em 11 de Janeiro de realizar pesquisa científica marinha em águas da Antártida, e foi ancorado no Horseshoe Bay na estação Mawson desde sábado para reabastecer.
Nome - AURORA AUSTRALIS Construção - 1990 Bandeira - Austrália Comprimento - 94 m Boca - 20 m IMO - 8717283 Fonte:vesselfinder