O Rebocador SCORPIUM faz parte de uma serie de quatro unidades construídas pelo estaleiro Maclaren Estaleiros e Serviços Marítimos S.A., Niterói, RJ, Brasil, para o armador PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A
As quartos unidades construídas foram PROCION,SCORPIUM,TAURUS e SAGITARIUS.
A imagens acima podemos ver os quartos rebocadores atracados.
Rebocador Titã - Em dezembro de 2012 o rebocador Titã Encalhou na praia do Embaré em Santos. Ele estava rebocando uma balsa, ambos vindas do Rio de Janeiro(Brasil). Segundo informações relatadas pelo oficial do rebocador quando se preparavam para entra no canal de navegação que da aceso ao Porto de Santos o cabo utilizado para transporta a balsa se rompeu.
Na tentativa de recoloca outro cabo na balsa que estava a deriva no mar, não tiveram sucesso e as duas embarcações acabaram encalhando na praia.
Fogo a bordo do CCNI Arauco, o navio esta atracado em um porto de Hamburgo, o incendio ocorreu nesta na quinta-feira, de acordo com dados fornecidos pelo departamento de bombeiros local.
O fogo teria começado devido a obras de soldagem realizadas na extremidade interna do navio, o fogo se espalhou abaixo do convés do navio.
O corpo de bombeiros disse que os containers que estão em chamas não foram carregados com materiais perigosos.
Fonte/foto:World Maritime / Policia Hamburg
Nome - CCNI ARAUCO Construção - 2015 Bandeira - Libéria Comprimento - 300 m Boca - 49 m Tipo - Porta container IMO - 9683843
Baseado em eventos reais, a história se passa no Golfo do México, na plataforma de perfuração marítima Deepwater Horizon que explodiu em abril de 2010. Diante de um dos piores vazamentos de petróleo na história dos EUA, a coragem dos trabalhadores e a sobrevivência perante os momentos extremos.
Data de Lançamento 30 de Setembro de 2016 nos cinemas consulte o cinema mais proximo da sua casa e bom filme
Trailer - HORIZONTE PROFUNDO
Conheça a Historia da DEEPWATER HORIZON
Deepwater Horizon era uma torre petrolífera semissubmersível de posicionamento dinâmico de águas ultra-profundas construída em 2001. O propósito da torre era perfurar poços de petróleo no subsolo marinho, sendo deslocada segundo requerido. Uma vez que se terminava de perfurar, a extração era realizada por outra equipa.
Deepwater Horizon era propriedade de Transocean e estava arrendada à British Petroleum até setembro de 2013. Em setembro de 2009 perfurou o poço petroleiro mais profundo da história.
Deepwater Horizon afundou-se a 22 de abril de 2010 como resultado de uma explosão que havia acontecido dois dias antes.
Deepwater Horizon era uma sonda petrolífera de desenho RBS-8D de quinta geração, semi submersível, de posicionamento dinâmico e de águas ultra-profundas, cujas brocas perfuravam o leito marinho, enquanto outro tipo de torres e plataformas eram utilizadas para produzir petróleo de poços já perfurados. A torre tinha 121 metros de comprimento por 78 metros de largura e, era uma das maiores sondas de perfuração de águas profundas. Podia operar em águas de até 2400 metros de profundidade, e tinha uma profundidade máxima de perfuração de 9100 metros. A torre podia alojar até 130 membros da tripulação.
A sonda semi-submersível navegava até a posição de perfuração e contava com pontões e quatro colunas que se submergiam parcialmente quando a torre era lastreada
Desenhada originalmente para R&B Falcon, Deepwater Horizon foi construída por Hyundai Heavy Industries em Ulsan (Coreia do Sul). A sua construção começou em dezembro de 1998 e foi entregue em fevereiro de 2001, depois da compra de R&B Falcon por Transocean. Foi a segunda torre petrolífera construída da sua classe, embora a Deepwater Nautilus, a sua predecessora, não tivesse posicionamento dinâmico. Após arribar ao Golfo do México, Deepwater Horizon foi contratada por BP Exploration. O seu trabalho incluía a perfuração de poços petrolíferos nas jazidas Atlantis e Thunder Horse, uma descoberta de 2006 na jazida Kaskida e na jazida Tiber em 2009. Em 2 de setembro de 2009, Deepwater Horizon perfurou na jazida Tiber o depósito de petróleo e gás mais profundo até o momento, com uma profundidade vertical de 10 685 metros e uma profundidade medida de 10 685 m, dos quais 1259 m eram água.
Em 2002 a plataforma foi atualizada com "e-drill", um sistema que monitoriza a perfuração e através do qual os técnicos em Houston, Texas, recebiam informação em tempo real do processo de perfuração da torre, bem como informação sobre manutenção e erros.
Antes do acidente, Deepwater Horizon trabalhava no Canhão Mississippi de BP, no bloco 252, conhecido como o prospeto Macondo.A torre encontrava-se a 80 quilômetros da costa sudeste de Luisiana.
Em outubro de 2009 BP estendeu o contrato por três anos mais, os quais contar-se-iam a partir de setembro de 2010. Estima-se que o contrato de arrendamento foi feito por sensivelmente US$544 milhões.
A sonda estava na fase final da perfuração de um poço no Canion do Mississippi bloco 252 no Golfo do México, quando o último revestimento havia sido cimentado com pasta nitrogenada, uma solução não convencional oferecida pela empresa terceirizada Halliburton. Este é um processo delicado, pois há possibilidade de os fluidos do poço serem libertos descontroladamente. A 20 de abril de 2010 aconteceu uma explosão na torre, e esta incendiou-se. Morreram onze pessoas em consequência deste acidente. sete trabalhadores foram evacuados para a estação aérea naval em Nova Orleans e levados para o hospital. Barcos de apoio lançaram água à torre numa infrutífera tentativa de extinguir as chamas. Deepwater Horizon afundou-se a 22 de abril de 2010, em águas de aproximadamente 1500 metros de profundidade, e os seus restos foram encontrados no leito marinho a aproximadamente 400 metros a noroeste do poço.
O derrame de petróleo resultante prejudicou o habitat de centenas de espécies de aves e peixes.