Translate

terça-feira, 11 de setembro de 2012

EMBRAPORT

Localizado na margem esquerda do Porto de Santos, a EMBRAPORT- Empresa Brasileira de Terminais Portuários - é um empreendimento da Odebrecht TransPort, DP World e Coimex para a construção e operação de um terminal portuário privativo de uso misto.

O terminal começará suas operações no primeiro trimestre de 2013 com 350 metros de cais e 50 mil mº de retroárea para armazenagem de cargas em geral, a parti  da chegada da primeira encomenda de equipamentos para a movimentação de contêineres.


Até outubro de 2013, outros 300 metros de cais serão entregues , ampliando a extensão de atracação de navios para 650 metros e a retro área  para 207 mil mº, com capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEU e 2 bilhões de litros de granéis líquidos.  Esta estrutura corresponde à primeira fase de implantação do Terminal Embraport, que prevê investimentos de R$1,8 bilhão.

A segunda fase do empreendimento ampliará o cais para o total de 1,100 metros de comprimento e a retro área  para 342 mil m°, aumentando a capacidade anual para 2 milhões de TEUs, além de 2 bilhões de litros de granéis líquidos.


FASE 1

-530,000m° de área total
-650m° de cais e 1 píer
-60 mil mº de tancagem de granéis líquidos
-207 mil m° retro área para armazenagem de cargas em geral
-Capacidade anual: 1,2 milhão de TEUs e 2 bilhões de litros de granéis líquidos

PROJETO FINAL

-848,500m° de área total
-1,100 m de cais e 2 píeres
-60 mil m° de tancagem de granéis líquidos
-342 mil m° de retro área para armazenagem de cargas em geral
-Capacidade anual: 2 milhões de TEUs e 2 bilhões de litros de granéis líquidos 

Foto do Projeto FINAL

Terminal EMBRAPORT lança " Programa Novos Operadores"

Começou nesta segunda o Treinamento de 18 candidatos para a operação de equipamentos portuários.
Até meados de 2013, 400 pessoas devem passar pelo programa.

Esta primeira turma será treinada para a operação de guindastes de cais ( Ship to Shore) e de pátio ( Rubber Tyred Grantry).  Segundo o gerente de Pessoas & Organização da Embraport, José Antônio Ramos Filho, a escolha dos integrantes da primeira turma do programa ocorreu por meio de uma parceria com a empresa Espaço Santista RH, que recrutou profissionais interessados em atuar na área portuária e já formados em cursos promovidos pelo Instituto de Capacitação Técnica Portuária ( INCATEP ).

Os pré-requisitos  para a seleção dos candidatos foram, além da capacitação técnica, o segundo grau completo e a carteira de habilitação categoria C. Alem de dar oportunidade e preparar estes profissionais para atuar em suas instalações , a Embraport entende que, seguindo este modelo, poderá formar operadores conforme as melhores práticas adotadas pela DP World ao redor do mundo explicou Ramos.  Desde a primeira fase de seleção do programa , há avaliação de coordenação motora, operação de simuladores e perfil psicológico. 

Os candidatos com melhor desempenho serão contratados pele Embraport  a parti de novembro deste ano, quando uma nova fase de treinamentos será realizada com o uso de simuladores, prática que visa ao desenvolvimento destes profissionais  de acordo com padrões internacionais de produtividade e de qualidade.  No mês de dezembro, os operadores passarão por cerca de três semanas de experiência monitorada em outros terminais da DP World, onde terão a oportunidade de vivenciar a operação portuária.

Além destes 18 candidatos selecionados , todos da Baixada Santista, a Embraport dará continuidade ao Programa Novos Operadores nos próximos meses. Das cerca de 600 pessoas que inicialmente serão recrutados para a área operacional do terminal, aproximadamente 400 profissionais devem passar por este modelo de seleção e treinamento até meados de 2013.

Fonte e Fotos; Embraport


Nenhum comentário:

Postar um comentário