Translate

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SUBMARINO TIMBIRA/S-34

Origem do nome.. o submarino TIMBIRA foi o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. O seu nome é homenagem ao guerreiro Timbira, da nação indígena do estado do Maranhão, é também uma língua falada por indígenas brasileiros.





Nome   -    Submarino TIMBIRA /S-34
Bandeira    -  Brasil 
Comprimento/largura   -   61 m X 6m
Tipo   -   Submarino/Classe Tupi

O Timbira foi ordenado junto ao Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), tendo sua quilha batida ( casco 116 ) em 15 de setembro de 1987.
No inicio de 1995 foi formado o Grupo de Recebimento, assumindo as funções de Encarregado o Capião-de-Fragata Juaçaba.

Em janeiro de, recebeu a visita de inspeção do Ministro da Marinha , AE Mauro César Rodrigues Perreira e foi lançado ao mar em 05 de janeiro de 1996, com admissão de água do mar no Dique Flutuante Alte. Schieck, tendo como madrinha a Primeira Dama Sra. Ruth Leite Correa Cardoso, em cerimônia presidida pelo então Ministro da Marinha, Almirante-Esquadra Mauro César Rodrigues Pereira, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sr. Israel Vargas e a Srº Célia Alencar, esposa e representante do então Governador do Rio de Janeiro, Marcelo Alencar.

Em 14 de novembro de 1996, realizou a primeira saída para o mar para testes de maquinas, realizados ao largo da praia de Copacabana no Rio de Janeiro.
Em 22 de novembro, suspendeu para testes de imersão estática, atingindo a cota de 30 metros e finalmente, em 16 de dezembro de 1996, foi submetido a Mostra de Armamento, assumindou o primeiro comando o Capitão-de-Fragata José Carlos Juaçaba Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário