Translate

segunda-feira, 1 de abril de 2013

TAGAZ o novo PSV da Wilson Sons


A Wilson Sons Ultratug  Offshore, joint venture entre o Grupo Wilson Sons e a chilena Ultramar, batizaram no último dia 12/03 o Platform Supply Vessel ( PSV ) 4.500 Tagaz.  Construído pela Wilsons Sons Estaleiros, o PSV é a décima quinta embarcação da frota de apoio ao mercado de petróleo e gás da companhia e entrará em operação para a Petrobras.

Ainda este ano, outros três PSVs serão concluídos pela Wilsons Sons Estaleiros. A Wilsons Sons Ultratug Offshore receberá também uma embarcação encomendada ao estaleiro Pacifc Ocean Engineering & Trading ( POET ), de Singapura.

O Tagaz tem 89,5 metros de comprimento, 16 metros de boca, e calado de 6,2 metros, além de 4.587 toneladas de porte bruto e velocidade de 13 nós.  O PSV conta com tecnologia e projeto de engenharia Damen  e financiamento do Fundo da Marinha Mercante ( FMM ), concedido por maio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDS ) .

Como seus dois antecessores, Sterna e Batuíra, lançados em 2012, o Tagaz está entre as maiorias embarcações da companhia e possui seis sistemas de carga, sendo cinco sistemas para granel líquido e um sistema para granel sólido.

Seguindo a tradição dos PSVs da Wilson Sons Ultratug Offshore, o nome da nova embarcação homenageia uma ave marinha.  Tagaz, ou gaivina-de-bico-preto, é uma ave caradriforme da família Laridae.

Vejas as fotos do PSV Sterna também ;
http://navioscia.blogspot.com.br/2012/02/navio-sterna-offshore-da-wilson-sons.html






Fonte; Wilson Sons
Foto; Jorge Cardoso / Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário