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sábado, 18 de maio de 2013

Navio AMORIM DO VALLE - H35

Navio Balizador Amorim do Valle - H35, ex -HMS Humber - M 2007, é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Almirante-de Esquadra Edmundo Jordão Amorim do Valle.

Foi construído pelo estaleiro Richards, em Lowestoft, Grã-Bretanha. O contrato de compra do Amorim do Valle, e de seus dois irmãos, e mais quatro Fragatas classe Greenhalgh, num valor de aproximadamente de US$ 170 milhões foi assinado entre o Governo Brasileiro e o Ministério da Defesa Britânica em 18 de novembro de 1994.

 Foi incorporado à Armada em 31 de Janeiro de 1995, na Base Naval de Portsmouth, na Inglaterra, em cerimônia conjunta com os NB Jorge Leite- H36 e NB Garnier Sampaio H37, presidida pelo Sr. Rubens Antonio Barbosa, Embaixador do Brasil junto ao Reino Unido, e que contou com a presença do AE Domingos Alfredo Silva, representado o Chefe do Estado-Maior da Armada, além do CA( RN) N.E. Rankin, Comandante Naval da Área de Portsmouth. Naquela ocasião assumiu o comando o Capitão- Tenente Marcelo Luiz Boyd da Cunha.

1995  -  Em 19 de maio, chegou ao Rio de Janeiro junto com os NB Jorge Leite - H36 e o NB Garnier Sampaio - H37, atracando no molhe da Ilha Fiscal, na Baia de Guanabara, quando foram transferidos à subordinação da Diretoria de Hidrografia e Navegação ( DHN ), em cerimônia na qual participaram familiares do Almirante Amorim do Valle.

1996 - Iniciou extensa modernização, para adaptá-lo de sua função original de Navio Varredor, para nova função de Navio Balizador, em obra iniciada no AMRJ, na Ilhas das Cobras, e completada em 1997 no Estaleiro Itajaí S/A,  em Santa Catarina.

1997 - Em 20  novembro ,pela portaria n.° 0099/97, do Comando de Operações Navais ( ComOpNav), teve sua subordinação transferida da DNH, para o Serviço de Sinalização Náutica do Sul do Comando do 5° Distrito Naval - SSN-5, passando a atuar na manutenção do balizamento dos portos de Paranaguá-PR, São Francisco do Sul - SC e Itajaí- SC.

2000 - Teve sua subordinação transferida do SSN-5 para o Grupamento de Navios Hidroceanográficos, da DHN, com sede no Rio de Janeiro.

2001 - Em fevereiro, foi reclassificado como Navio Hidroceanográfico.
Entre 2 de novembro e 14 de dezembro, realizou a coleta de dados para a atualização das cartas náuticas do Porto de  São Francisco do Sul e da Baia de Babitonga. Essa comissão serviu também para o comprimento da fase final do Curso de Aperfeiçoamento em Hidrografia para Oficiais ( CAHO- 2001 ).

2003 - No dia 8 de novembro, o navio encontrava-se fazendo sondagens nas proximidades da barra do porto de Paranaguá, quando recebeu o pedido de socorro do Veleiro Conquista, o qual estava a deriva. O Amorim do Valle interrompeu as sondagens  e demandou ao encontro do Veleiro que foi localizado e rebocado , sendo depois de receber combustível seguiu por seus próprios meios para o porto, escoltado por uma lancha da CPPR.


2006 - Em 6 de de maio, suspendeu do cais da BHMN para realizar comissão ao exterior. Depois de visitar o porto de Natal-RN, cruzou o Atlântico para representar a Marinha do Brasil no jubileu de ouro da Marinha  Nigeriana, celebrando no período de 30 de maio a 5 de junho, no porto de Lagos.

Também participaram do evento navios das Marinhas da África do Sul, EUA, Gana e da Inglaterra.

Durante a estadia em Lagos , o navio recebeu a visita da Cônsul-Geral do Brasil e do Comodoro O. Odunosu, Diretor de Hidrografia da Nigéria, além de diversos outros oficiais nigerianos.   No regresso visitou Recife-PE e demandando o Rio de Janeiro resgatou em auto mar uma boia de coleta de dados ambientais do programa PIRATA que se encontrava a deriva.

Atracou na BHMN em 3 de julho após 59 dias de comissão.

2007 - Entre 13 de março e 29 realizou levantamento batimétricos nas áreas dos portos de Suape-PE e Ilheus- BA, para a realização das cartas náuticas n.°906 e 1201. Durante a comissão também inspecionou as estações maregráficas dos portos de Salvador-BA e Cabedelo- PE, além de verificar seus respectivos nivelamentos geométricos.

2011 - Em 12 de abril , durante a Comissão COSTA SUL III/PNBOIA VI em apoio ao Programa Nacional de Boias ( PNBOIA ) lançou a Boia meteoceanográfica  AXYS-24 a 107 milhas náuticas da costa , no litoral de São Paulo ( Santos ) e, no dia 15 de abril recolheu a boia ALNITAKA, localizada a 3 milhas náuticas da Praia de Maçambaba, no litoral de Arraial do Cabo-RJ, para realização de serviços de manutenção.

No período de 16 de maio a 10 de junho, durante a Comissão ATUALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA II, ocorrida na Baía da Ilha Grande - RJ o Amorim do Valle realizou uma pesquisa de perigo sobre casco soçobrado, com a utilização de um sonar de Varredura Lateral Interferométrico CD3D, capaz de gerar imagens do fundo do mar em altíssima resolução. Esta foi a primeira vez que um equipamento desse tipo operado a bordo de um navio da Marinha do Brasil.
Foto do equipamento utilizado


2012 - Em julho realizou o lançamento da boia fixa de Recife, pertencente ao Sistema Brasileiro de Observação dos Oceanos e Clima ( GOOS/BRASIL ).

Entre 25 de junho e 10 de outubro, realizou a comissão COSTA NORTE II/PNBOIA XI. Após três meses e dezessete dias de comissão  o navio retornou ao Rio de Janeiro, tendo visitado os portos de Salvador-BA, Natal- RN, Itaqui-MA e Belém- PA.

A comissão teve o objetivo de coletar dados oceanográficos  e meteorológicos, por meio de uma rede de boias meteoceanográfica de deriva e de fundeio, realizando, também, levantamento batimétrico monofeixe na Baia de São Marcos, em São Luis - MA.

Dentre os trabalhos de campo , destacou-se o rastreio de sinais fixos, o lançamento de boia de deriva, lançamento de boia de fundo, observação visual de perigo a navegação, sondagem GEBCO, ocupação de estação maregráfica, analise de maré RTG, rasteio cinemático e sondagem monofeixe.

Durante sua estadia no porto de Itaqui, foi realizada a sondagem batimétrica, dividida em 44 dias de faina pelo navio e por uma equipe volante. No total, foram sondados 154 quilômetros quadrados , navegadas 2.365 milhas  e realizadas 1,371 linhas de sondagem.  A conclusão deste trabalho permitira o incremento de Segurança da Navegação nas proximidades do porto de Itaqui-MA, delimitando as novas posições dos bancos que se estendem nas proximidades da bacia de manobras e das áreas de fundeio. Durante  a comissão , o navio recebeu apoio das Bases Navais de Aratu, Natal e Val-de Cães.

Ficha Técnica ;

Batimento de Quilha   -  21/10/1983
Lançamento   -   17/05/1984
Incorporação (RN)   -    07/06/1985
Baixa (RN)   -   23/10/1993
Incorporação (MB)   -   31/01/1995
Deslocamento   -   630 Ton padrão, 770 Ton  carregado
Dimensões    -    47 m de comprimento, 10 m de boca e 3 m de calado
Propulsão    -    2 motores diesel Ruston tipo 6 RKCM de 1,700 bhp cada, acoplados  a 2 eixos e 2 hélices Stone Vickes 63XS de quatro pás, de passo controlado

Combustível   -  88 Ton
Velocidade Máxi.   -   14 nós
Eletricidade    -  2 geradores diesel G&M Power de 230Kw
Raio de ação    -   4,500 milhas náuticas à 10 nós
Armamento   -   retirado
Sensores   -   2 radares de navegação , 2 eco-sondas ,  Sistema de Posicionamento e Hyperfix com alcace operacional de 700 Km

Tripulação   -   35 homens, sendo 4 oficiais, 7 sargentos e 24 praças


Fonte ;  Navios Brasileiros

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