TRANSPETRO E EAS LANÇAM O NAVIO DRAGÃO DO MAR
A Transpetro e o estaleiro Atlântico Sul ( EAS ) lançaram ao mar na última sexta-feira, o navio suezmax DRAGÃO DO MAR, terceiro petroleiro construído na região Nordeste de Modernização e Expansão de Frota ( Promef ).
O lançamento ao mar é a penúltima etapa na construção de um navio, antes de entrega ao armador para operação. A embarcação entra agora na fase de acabamentos finais, no próprio estaleiro, em Pernambuco. Em seguida, passará pela prova de mar, que verifica seu desempenho em uma viagem de curta distância.
Batizado em homenagem ao herói cearense na luta pela abolição da escravatura, o Dragão do Mar tem como madrinha a oficial de náutica Vanessa Cunha, imediata do navio de produtos Rômulo Almeida, que também foi construído para o Promef.
O navio integra uma série de 10 petroleiros idênticos encomendados ao EAS, que celebram figuras destacadas na história brasileira. Dois deles já estão em operação: João Cândido, entregue em maio de 2012, e Zumbi dos Palmares, em atividade desde maio de 2013.
O Petroleiro suezmax tem 274 metros de comprimento, 51 metros de altura , 48 metros de largura e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção diária nacional.
A denominação suezmax deve-se ao calado desse tipo de embarcação, de 17 metros, compatível com a passagem pelo Canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho.
Em 18 meses, cinco navios de Promef entraram em operação.
A Transpetro recebeu cinco embarcações construídas por estaleiros brasileiros, em um período de 18 meses ( entre novembro de 2011 e maio de 2013 ).
Entraram em operação os navios de produtos Celso Furtado, Sérgio Furtado, Sergio Buarque de Holanda e Rômulo de Almeida, entregues pelo estaleiro Maúa, de Niteroi ( RJ ), e os petroleiros suezmax João Cândido e Zumbi dos Palmares, construídos pelo EAS, em Ipojuca ( PE ). Além do Dragão do Mar será entregue ainda este ano - para o início das operações o navio José Alencar, em construção no Estaleiro Maúa.
Ficha Técnica do Dragão do Mar:
Tipo; Petroleiro Suezmax
Capacidade de Transporte: 157 mil TPB
Comprimento: 274, 2 metros
Largura: 48 metros
Altura: 51,6 metros
Calado: 17 metros
Pontal ( distancia entre o fundo e o convés ): 23,2 metros
Velocidade: 14,8 nós
Autonomia: 20 mil milhas náuticas
Números de tanques: 14 tanques, sendo 12 de carga e 2 de sobra
Fonte/fotos : International Foreign Trade 08/13
A Transpetro e o estaleiro Atlântico Sul ( EAS ) lançaram ao mar na última sexta-feira, o navio suezmax DRAGÃO DO MAR, terceiro petroleiro construído na região Nordeste de Modernização e Expansão de Frota ( Promef ).
O lançamento ao mar é a penúltima etapa na construção de um navio, antes de entrega ao armador para operação. A embarcação entra agora na fase de acabamentos finais, no próprio estaleiro, em Pernambuco. Em seguida, passará pela prova de mar, que verifica seu desempenho em uma viagem de curta distância.
Batizado em homenagem ao herói cearense na luta pela abolição da escravatura, o Dragão do Mar tem como madrinha a oficial de náutica Vanessa Cunha, imediata do navio de produtos Rômulo Almeida, que também foi construído para o Promef.
O navio integra uma série de 10 petroleiros idênticos encomendados ao EAS, que celebram figuras destacadas na história brasileira. Dois deles já estão em operação: João Cândido, entregue em maio de 2012, e Zumbi dos Palmares, em atividade desde maio de 2013.
O Petroleiro suezmax tem 274 metros de comprimento, 51 metros de altura , 48 metros de largura e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção diária nacional.
A denominação suezmax deve-se ao calado desse tipo de embarcação, de 17 metros, compatível com a passagem pelo Canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho.
Em 18 meses, cinco navios de Promef entraram em operação.
A Transpetro recebeu cinco embarcações construídas por estaleiros brasileiros, em um período de 18 meses ( entre novembro de 2011 e maio de 2013 ).
Entraram em operação os navios de produtos Celso Furtado, Sérgio Furtado, Sergio Buarque de Holanda e Rômulo de Almeida, entregues pelo estaleiro Maúa, de Niteroi ( RJ ), e os petroleiros suezmax João Cândido e Zumbi dos Palmares, construídos pelo EAS, em Ipojuca ( PE ). Além do Dragão do Mar será entregue ainda este ano - para o início das operações o navio José Alencar, em construção no Estaleiro Maúa.
Ficha Técnica do Dragão do Mar:
Tipo; Petroleiro Suezmax
Capacidade de Transporte: 157 mil TPB
Comprimento: 274, 2 metros
Largura: 48 metros
Altura: 51,6 metros
Calado: 17 metros
Pontal ( distancia entre o fundo e o convés ): 23,2 metros
Velocidade: 14,8 nós
Autonomia: 20 mil milhas náuticas
Números de tanques: 14 tanques, sendo 12 de carga e 2 de sobra
Fonte/fotos : International Foreign Trade 08/13
Veja a historia sobre o navio RÔMULO DE ALMEIDA CLIQUE no LINK ABAIXO
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