Translate

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

INCÊNDIO ATINGE NAVIO ''GOLDEN MILLER''.

 Falha no compressor do navio causa explosão e incêndio

incêndio no navio Golden Miller, provocado após explosão na área interna no Porto de Aratu, em Candeias, região metropolitana de Salvador, na terça-feira (17), foi totalmente debelado na noite de quarta-feira (18). A informação é do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari.

Através de nota à imprensa, o Comitê informou que mesmo com o fogo debelado, o resfriamento do navio continua sendo realizado pelas equipes de combate às chamas.

Uma mancha surgiu na Baía de Todos-os-Santos após o incêndio. De acordo com o Comitê, os resíduos de óleo decorrentes do combate ao incêndio foram contidos e continuam sendo monitorados. Avaliações sobre o impacto ambiental estão sendo realizadas.

O comandante da Capitania dos Portos, André Novis Montenegro, disse em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (18), em Salvador, que a mancha que surgiu na Baía de Todos os Santos após incêndio que atingiu um navio foi ocasionada por dois fatores: óleo lubrificante que estava armazenado na unidade onde houve o acidente, que acabou vazando, além de resíduos de água de limpeza do convés da embarcação.

Navio GOLDEN MILLER
Foto : Steve Everett / Marine Traffc.

O fogo foi provocado após explosão na área interna da embarcação Golden Miller, no Porto de Aratu, em Candeias, região metropolitana de Salvador. De acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), uma falha no compressor da unidade de reliquefação do navio, que era carregado por gás propeno no momento do acidente, pode ter causado a explosão. Um inquérito foi aberto e deve ser concluído em 90 dias.

Segundo Montenegro, foi feito um trabalho de contenção para que o óleo lubrificante não se espalhe no mar. O comandante não soube especificar a quantidade do material que vazou na noite de terça-feira (17), quando houve o incêndio. Ele afirma ainda que foram coletadas amostras para avaliar a nocividade do produto. Duas empresas para análises de impactos ambientais foram acionadas e realizam trabalhos na área do Porto de Aratu.


Foto: G1

A embarcação Golden Miller estava com 22 tripulantes, de acordo com o comandante. Dois deles ficaram feridos levemente, com queimaduras de primeiro grau, o que Montenegro chamou de “vermelhidão” na pele.


Foto: G1

Na tarde desta quarta-feira, continuava o trabalho de combate aos focos de incêndio no navio Golden Miller. Segundo a Capitania, não há risco de novas explosões. O comandante Montenegro ressaltou a dificuldade no trabalho de combate às chamas por causa das altas temperaturas na estrutura metálica do navio, mas garantiu que a situação está controlada. Ele tranquilizou a população local, que teme contaminação pela fumaça gerada. Segundo Montenegro, o material não é capaz de causar problemas à saúde.

Por causa do acidente, as atividades foram suspensas no terminal de gás e líquidos. Segundo a Codeba, o Porto de Aratu está operando apenas com o terminal de sólidos.


Fonte : G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário