Translate

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Líbia rejeita cerca de 500 imigrantes

A guarda costeira da Líbia disse que havia interceptado cerca de 500 imigrantes em um barco de madeira e os devolveu a Trípoli na quarta-feira depois de avisar um navio que estava se preparando para pegá-los para a passagem para a Europa.
Filmes filmados pela Sea-Watch, uma organização não-governamental, mostrou um navio da guarda costeira da Líbia a poucos metros de seu próprio navio, enquanto acelerava para deter os migrantes.
O porta-voz da guarda costeira de Tripoli, Ayoub Qassem, disse que o incidente ocorreu cerca de 30 quilômetros ao norte da costa da Líbia.
Ele destacou a confusão nas águas lotadas como imigrantes desesperados tentam alcançar uma vida melhor e as autoridades lutam para lidar com o caos.
"Uma organização de salvamento internacional chamada Sea-Watch tentou impedir o trabalho de nossa guarda costeira ... em uma tentativa de levar os migrantes, alegando que a Líbia não é segura para os migrantes", disse ele.
Qassem disse que a guarda costeira também trocou fogo com contrabandistas, mas não deu detalhes.
Ruben Neugebauer, porta-voz da Sea-Watch, disse que a ONG recebeu instruções do centro de controle da costa costeira de Roma, em Roma, de que a guarda costeira líbia assumiria o "comando no local" e que o navio Sea-Watch parou para esperar mais Instruções.
"Sem qualquer aviso, eles cruzaram nosso arco no caminho para o barco migrante", disse Neugebauer. "Eles fizeram uma manobra extremamente perigosa, quase atingiram o nosso barco, puseram em perigo a nossa tripulação".
A Líbia é o principal ponto de partida para os migrantes que desejam chegar à Europa por via marítima. O país tem estado em turbulência durante anos e os migrantes que vivem lá ou passando dizem que estão sujeitos a uma série de abusos. Um registro de 181.000 fez a viagem em 2016 e as chegadas na Itália até agora este ano são até 30 por cento. A maioria é da África Subsaariana.
VIAGEM PERIGOSA
A maioria dos migrantes tenta a perigosa jornada em barcos infláveis ​​frágil fornecidos por contrabandistas que estão mal equipados para chegar às águas internacionais. Os barcos de madeira maiores que levam várias centenas de migrantes são mais raros.
Alguns migrantes são recuados pela Guarda Costeira da Líbia, que geralmente os entrega a centros de detenção notórios por condições precárias e maus-tratos. A Guarda Costeira está recebendo treinamento da União Européia, uma vez que visa limitar as saídas e mortes de migrantes.
Outros migrantes são levados para a Itália depois de serem capturados por navios de ONGs que dirigem missões de resgate, patrulhas navais e costeiras europeias ou italianas e outros navios internacionais.
Qassem disse que o barco de madeira interceptado na quarta-feira estava carregando cerca de 300 marroquinos, 145 Bangladeshis, 23 tunisianos e outros migrantes de outros lugares da África e do Oriente Médio.
Aqueles a bordo disseram que tinham deixado o oeste da cidade líbia de Sabratha na noite de terça-feira. Havia cerca de 20 mulheres, das quais cinco estavam sendo levadas para tratamento médico quando chegaram em Trípoli. Um parecia estar seriamente doente.
Um homem marroquino de 24 anos disse ter vindo à Líbia cinco semanas antes para tentar chegar à Europa. Um homem de 28 anos, também marroquino, disse que estava trabalhando na Líbia há quatro anos, mas decidiu partir porque a situação estava se deteriorando.
Uma mulher síria a bordo disse que viajou por seis países para chegar à Líbia, pagando US $ 1.000 cada e deixando dois filhos com 12 e 13 anos na Jordânia.
"Eu queria ir para a Europa", disse ela. "Foi uma tentativa de conseguir uma vida melhor e reunir toda a minha família na Europa, mas infelizmente não conseguimos."

Fonte:Reuters.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário