Translate

segunda-feira, 16 de julho de 2018

ACIDENTE DERRAMAM QUASE 10 mil LITROS de ÓLEO NO MAR


Aproximadamente 9 mil litros de óleo diesel atingiram o estuário do Porto de Santos, após vazarem de uma draga que esta sendo desmontada em um estaleiro no Guaruja. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acionou o plano de emergência no cais e isolou a área.

Informações preliminares apuradas pela autoridade ambiental indicam que o incidente ocorreu na manhã de sábado 14/07. A draga Copacabana, atracada na Margem Esquerda do porto, em Guarujá, esta sendo desmontada para que os restos de metal pudessem ser comercializados como sucata.
Constatamos que, durante os trabalhos, uma tubulação com óleo foi perfurada. A substância atingiu o mar em seguida, tomou o entorno da embarcação e chegou à margem do Estuário, explicou a agente ambiental federal, Ana Angélica Alabarce, responsável pelo núcleo de emergências do Ibama.

Uma empresa especializada na contenção de derramamento de produtos no mar instalou boias de contenção ainda no sábado. No domingo 15/07, a pedido do Ibama, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (
Codesp) colocou em prática o Plano de Emergência Integrado (PEI), e a região foi isolada.
“O vazamento está contido. Em 48 horas, o responsável pelo estaleiro deve retirar o óleo residual de bordo e o que atingiu o mar por meio de caminhões. Estamos monitorando a área por meio de imagens de aéreas , explica Ana Angélica. Segundo a agente ambiental, não há risco de explosão.

Até o início da tarde deste domingo, não foi constatada mortandade de peixes. Moradores próximos não precisaram deixar as casas. Além das autoridades ambiental e portuária, a Polícia Militar Ambiental e o Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (
Cetesb) monitoram a região. Ninguém ficou ferido no incidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário