"Encontramos um sinal a 280 metros e o que é surpreendente é que não o vimos antes. Espero que seja o submarino ", disse o ministro da Defesa, Oscar Aguad, sobre o décimo contato divulgado na quinta-feira pela empresa Ocean Infinity. O comentário, feito no início da tarde desta sexta-feira após a reunião do gabinete, gerou expectativas de que, para os parentes da ARA San Juan, fossem exagerados. E alguns, eles vieram para o cruzamento com aspereza nas redes sociais. À tarde, o funcionário esclareceu suas declarações em uma tentativa de tranquilizar aqueles que não têm notícias concretas sobre seus entes queridos por 10 meses e uma semana.
"O contato detectado pareceu interessante devido à profundidade em que ocorreu e porque outros navios já haviam explorado esse nível e não haviam detectado nada", explicou Aguad ao Clarín . Ele acrescentou que, caso o submarino seja encontrado, "os primeiros que vão descobrir são os parentes da tripulação e do presidente".
O norueguês Shipbed Seabed Builder procura por San Juan. Foto: Alemão Garcia Adrasti
Uma fonte próxima às quatro famílias de San Juan embarcou no fundo do mar Builder e participando como observadores da operação, os ditos de Aguad contrastava com a informação de que tinha recebido a bordo. "O contato 10 foi classificado como Tipo C, com uma forte probabilidade de que fosse o submarino", disse Clarín.o porta-voz Ele esclareceu, no entanto, que, até agora, os dez pontos de interesse detectada desde o início do trabalho de Oceano Infinito há duas semanas, tinha recebido a mesma classificação. A única coisa que diferencia o contato 10, o referido por Aguad, do resto, é sua profundidade, menos de 300 metros. "Temos que esperar pela empresa para verificar o ponto antes de fazer afirmações sobre isso. Pedimos respeito e cautela ", observou a fonte. "Como mais sabe esse cara que 'esticadas' 9 meses as empresas que contratam, como @Ocean_Infinity?" Ele perguntou em sua conta no Twitter Claudio Rodriguez, irmão do oficial superior Hernan Rodriguez, engenheiro do submarino. No mês passado, Rodriguez e sua esposa foram recebidos no Vaticano pelo Papa Francisco em uma audiência especial;
Como o ministro da Defesa fez seu primeiro comentário, a embarcação Seabed Constructor já havia se juntado ao destróier Almirante Brown, que transportava peças de reposição para Comodoro Rivadavia. "No momento, os ROVs estão sendo baixados para verificar o contato", disse Aguad. No entanto, a Marinha confirmou posteriormente, com base nas informações enviadas pela Ocean Infinity, que essa tarefa deveria ser realizada apenas neste sábado. Com os robôs, será possível observar no fundo do mar o ponto de interesse 10 e também o 9, encontrado na quarta-feira e ainda pendente de verificação. Ambos estão localizados na área de busca 3, embora distanciados.
Seabed Builder na sexta-feira começou raking uma nova área, a 5, com um raio de 45 milhas de comprimento (80 km) no leste e no norte da Área 2, mesmo sem coordenadas específicas. No entanto, a bordo do navio ainda analisar imagens recolhidas durante a semana por veículos submarinos autônomos (AUV, por sua sigla em Inglês) nas zonas 2, 3 e 4. Neste último, ontem, havia 4 AUV submersa e outra mais na área 5. A área 1, incluindo seus cânions, já foi totalmente pesquisada.
Fonte:Clarín
Nenhum comentário:
Postar um comentário