Translate

sábado, 29 de junho de 2019

Mostra de Desarmamento da Fragata Niterói – F40 - VIDEO

Fonte/Imagens:Poder Naval
A fragata Niterói – F40, primeira da classe Vosper MK.10, cujo projeto também foi usado para a construção do Navio-Escola Brasil (U27), teve realizada hoje 28/06 ontem pela manhã sua Mostra de Desarmamento, atracada na Base Naval do Rio de Janeiro.
A cerimônia contou com a presença do Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, ex-tripulantes e convidados. O navio deixa a Marinha do Brasil após 43 anos de serviço.
A Niterói foi a primeira de uma série de seis fragatas encomendadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a primeira construída pela Vosper Thornycroft Ltd., em Woolston, Hampshire, Inglaterra.
A classe Niterói representou um salto de 30 anos em relação aos equipamentos usados pela Esquadra Brasileira na época, que eram quase em sua totalidade material da Segunda Guerra Mundial fornecido pelos EUA.
Fragata Niterói ainda no Reino Unido em 1976
O projeto Mk.10, feito para atender aos requisitos da Marinha do Brasil do final dos anos 1960, foi baseado nas fragatas Type 21 construídas para a Royal Navy.
A classe Niterói acabou ficando maior e mais pesada que as Type 21, por causa do armamento e sensores adicionais pedidos pela Marinha do Brasil.
O desenho avançado dos navios possibilitou mais tarde a inclusão de novos armamentos e a atualização de meia vida no início dos anos 2000, no programa ModFrag.
A Niterói teve sua quilha batida em 8 de junho de 1972, foi lançada e batizada em 8 de fevereiro de 1974. Fez-se ao mar pela primeira vez em 8 de janeiro de 1976, iniciando as provas de mar e máquinas que se estenderam até o final de maio, sob supervisão do construtor e do Grupo de Recebimento.
Foi aceita e incorporada em 20 de novembro de 1976 em cerimônia realizada no cais 47 do porto de Southampton. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Mar-e-Guerra João Baptista Paoliello.





Nenhum comentário:

Postar um comentário