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quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Rebocador movido a hidrogênio é o primeiro do mundo no Porto de Antuérpia (Vídeo)

O porto de Antuérpia ordenou a construção de um rebocador movido a hidrogênio, o primeiro do mundo. Este "Hydrotug" exclusivo é acionado por motores de combustão que queimam hidrogênio em combinação com o diesel. Os motores também estão em conformidade com o padrão mais rigoroso, o EU Stage V, tornando-os com a menor classificação para emissões no mercado.
Este rebocador de emissão de ultra baixa emissão está sendo construído pela Compagnie Maritime Belge (CMB), pioneira no campo da energia de hidrogênio para o transporte marítimo. Com este primeiro mundo em Antuérpia, está dando um passo importante na transição para um porto sustentável e neutro em CO2. Ao apoiar esta tecnologia promissora, o Porto de Antuérpia espera que o setor de transporte marítimo o siga. O porto segue sistematicamente uma política de tornar toda a sua frota ecológica, incorporando as tecnologias mais ecológicas disponíveis no mercado.

Emissões ultra baixas
A combinação desta tecnologia de duplo combustível com um filtro de partículas e um catalisador de última geração, projetados para atender aos mais altos padrões, garantirá que o Hydrotug tenha emissões de ultra baixa emissão. A combustão de hidrogênio não emite CO2 e o filtro de partículas combinado com o catalisador resultará em emissões mínimas de NOx e partículas.
A construção deve começar em breve e o Hydrotug deverá estar operacional dentro de dois anos. Essa inovação faz parte de um programa de ecologização integral da própria frota, pelo qual são feitos esforços sistemáticos para integrar as tecnologias mais ecológicas disponíveis.

Jacques Vandermeiren, CEO Porto de Antuérpia: “Como porto industrial, o papel de Antuérpia na transição energética não deve ser subestimado. Estamos trabalhando para nos tornar uma porta neutra em CO2. Juntamente com nossos parceiros, estamos nos preparando para o futuro em uma busca constante por aplicativos e oportunidades inovadoras. Com esse mundo em primeiro lugar, pretendemos preparar ainda mais o caminho para combustíveis alternativos, como o hidrogênio, para realizar a transição para fontes alternativas e renováveis ​​de energia. No Porto de Antuérpia, estamos dando um bom exemplo com este passo significativo para tornar nossos próprios rebocadores ecologicamente corretos. "
Hidrogênio, o combustível do futuro
Com o Hydrotug, a companhia de navegação CMB de Antuérpia confirma seu papel de pioneira internacional na transição para navios movidos a combustível ecológico. No ano passado, ele já ganhou o Prêmio de Sustentabilidade com o ônibus "Hydroville", uma balsa de passageiros com capacidade e potência limitadas que também usa tecnologia de combustível duplo. Esta embarcação está sendo usada agora para o transporte sustentável de passageiros na área portuária.
Enquanto isso, a CMB se uniu à ABC, fabricante de motores em Ghent, para montar a joint venture BeHydro com o objetivo de desenvolver ainda mais a tecnologia para motores de média velocidade com maior potência. O Hydrotug, por sua vez, é o primeiro navio com potência na classe de 4000 kW a ser alimentado por combustível duplo hidrogênio-diesel.
Alexander Saverys, CEO da Compagnie Maritime Belge: "Estamos convencidos do potencial do hidrogênio como a chave para o transporte sustentável e a concretização da transição energética. A experiência que adquirimos com o Hydrotug nos permitirá desenvolver ainda mais o uso do hidrogênio. como combustível de um navio ".
Vereador do Porto Annick De Ridder: "O hidrogênio é uma das chaves para uma economia e sociedade com um impacto mínimo no meio ambiente. Sendo assim, é um dos combustíveis do futuro. Com o Porto de Antuérpia, pretendemos desenvolver seu potencial ao máximo. , comprometendo-nos como pioneiros ativos na economia do hidrogênio em escala européia.O ecossistema representado pela plataforma portuária de Antuérpia é uma base de testes ideal para essa tecnologia em larga escala, buscando assim ser uma fonte de inspiração e estabelecer um exemplo para outras portas ".
Fonte: Porto de Roterdã/ Vessel Finder

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