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quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Brasil Terminal Portuário inicia novo serviço entre América do Sul e Europa

A Brasil Terminal Portuário (BTP) deu início ao serviço Samba com a chegada do primeiro navio no último domingo (17). O serviço interliga portos da América do Sul e da Europa, e consiste em duas escalas semanais, sendo uma cumprindo a rota Sul e outra a rota Norte.

 O navio Maersk Lanco atracou na noite deste domingo (17) no berço do terminal, vindo do sul do continente americano tendo como destino portos europeus. Sua previsão de movimentação, na BTP, é o embarque de 1.400 unidades de contêineres.

Na segunda-feira (18), atracou também, por volta das 19h00, o navio Maersk Lins, que faz a rota contrária, isto é, vem da Europa com destino ao Sul da América do Sul. Foram desembarcadas deste navio cerca de 1.350 unidades de contêineres, e a previsão de volta do Lins, ao terminal da Empresa, é dia 31 de agosto para embarque de novas unidades.


“Com o início do Samba, completamos todos os serviços previstos para o Terminal para este ano”, afirma Alan Lear, Diretor Comercial e Marketing da BTP.
O recebimento dos navios deste serviço só foi possível após a homologação das novas profundidades do canal de navegação do Porto de Santos. A nova configuração do trecho 4 do canal, onde o terminal da BTP está localizado, apresenta desde o início de julho calado operacional de 12,6 metros, possibilitando o recebimento de navios maiores, com capacidade média de 7.000 mil TEUs.
De acordo com o diretor-presidente da BTP, Henry Robinson “a nova profundidade autorizada impacta positivamente e reestabelece maior isonomia competitiva entre os terminais instalados no Porto”. Os berços do terminal também já estão preparados para atracações de navios de maior porte, com calados operacionais homologados entre 12,8 e 12,9 metros, o que coloca a BTP em equiparação operacional aos demais terminais instalados no Porto.
Agora, a expectativa da Empresa é de que as obras de dragagem de manutenção, a cargo da Secretaria Especial de Portos (SEP), resultem em profundidades de 13,2 metros em curto prazo até alcançar patamares entre 15,4 e 15,7 metros em toda a extensão do canal do Porto, possibilitando o recebimento de navios com capacidade superior a 9.000 TEUs.
Veja como ficou a nova configuração do canal do Porto de Santos, após homologação da Marinha em 3/07/2014:

Fonte/fotos : BTP

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