Translate

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

NAVIO É RETIDO COM 27 mil BOIS À BORDO

O juiz Márcio Kammer de Lima, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Santos, determinou o desembarque dos quase 27 mil bois que estão a bordo do navio NADA, que está atracado no Cais do Saboó, no Porto de Santos. Em sua decisão, anunciada no início da tarde desta quinta-feira 01/02, ele também reforçou a suspensão do embarque de cargas vivas no complexo e proibiu a partida do cargueiro, além de fixar uma multa de R$ 5 milhões para qualquer embarcação que carregar animais no Porto.


Desde a noite de quarta-feira 31/01 já estava suspenso o embarque de animais vivos no Porto. A medida foi cumprida por volta das 23h40, a poucas horas do término do carregamento de 27 mil cabeças de gado da Minerva Foods. 



A suspensão partiu do desembargador da 2ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente, do Tribunal de Justiça de São Paulo, Luís Fernando Nishi. Ele atendeu a um agravo de instrumento apresentado pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda) e pela Associação Itanhaense de Proteção aos Animais, parte da ação civil pública que movem contra a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp),  Ecoporto Santos, e a Minerva Foods (proprietária dos animais e maior exportadora de bois vivos do País) e a Prefeitura de Santos.



A Minerva Foods, por meio da assessoria de imprensa, informou que a exportação de bois vivos "é uma atividade regulamentada pelo Mapa e ressalta que, em seu processo, o manejo do gado segue todos os procedimentos adequados para preservar o bem-estar dos animais durante o embarque e no decorrer da viagem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário