Translate

terça-feira, 12 de março de 2019

Grande America em chamas no Golfo da Biscaia

A tripulação do HMS Argyll resgatou 27 tripulantes do navio Grande América que abandonaram navio devido a um incêndio a bordo na Baía de Biscaia durante a noite.

A fragata, que estava voltando para casa em Plymouth depois de nove meses na região da Ásia-Pacífico, respondeu a uma ligação do navio Grimaldi Lines, a cerca de 240 quilômetros a sudoeste de Brest, na França.
Todos os 27 tripulantes a bordo abandonaram o navio um único bote salva-vidas fechado em condições que um engenheiro descreveu como "horrendo".
O Secretário de Defesa do Reino Unido, Gavin Williamson, elogiou a tripulação do HMS Argyll pela sua "resposta rápida e altruísta" que "salvou, sem dúvida, 27 vidas" em condições muito perigosas e difíceis. "Este exemplo demonstra que, mesmo na etapa final de um desdobramento desafiador de nove meses no Extremo Oriente, os marinheiros da Marinha Real permanecem vigilantes e profissionais em todos os momentos", disse Williamson.

O bote salva-vidas "balançava como uma rolha em uma banheira" nos mares revoltos, disse o tenente-comandante Dave Tetchner, oficial do HMS Argyll's Engineer Engineer. "As condições eram horríveis - as embarcações estavam rolando a 30 graus, o que tornava extremamente cabeludo colocar os marinheiros em segurança a bordo", disse Tetchner.
"Marines reais estavam nas cordas transportando as pessoas para cima, o barco do mar estava empurrando o bote salva-vidas contra Argyll", acrescentou Tetchner.  Os 27 marinheiros resgatados estavam sendo levados para o porto francês de Brest. Tetchner disse que nenhum deles sofreu ferimentos com risco de vida, mas alguns necessitaram de tratamento hospitalar devido à inalação de fumaça.
O  Grande-America de bandeira italiana ainda estava em chamas quando Argyll deixou a cena por volta das 5 da manhã de segunda-feira. A embarcação estava a caminho de Casablanca de Hamburgo quando o incêndio começou às 8 da noite de domingo.
O Comandante do HMS Argyll, Comandante Toby Shaughnessy, comentou: “Estou incrivelmente orgulhoso da minha Companhia de Navios e do modo como eles se saíram neste esforço de resgate nas condições mais desafiadoras.
“Sem dúvida esta foi uma coisa quase executada. As condições estavam no limite para recuperação e isso poderia facilmente ter sido um resultado diferente.
"Foi um esforço excepcional da equipe e há um grande sentimento a bordo depois de um resultado bem-sucedido - todos foram salvos", disse o comandante Shaughnessy.
De acordo com autoridades francesas, o navio de reboque de emergência Abeille Bourbon chegou ao local e iniciou o combate a incêndios por volta das 10 horas da manhã de segunda-feira. Na segunda-feira à noite, o fogo continuava a arder na parte da frente do navio.
Fonte:Gcaptain

Nenhum comentário:

Postar um comentário