Translate

domingo, 24 de março de 2019

Viking Sky chega ao porto Molde na Noruega

Um navio de cruzeiro de luxo que embarcou com quase 1.400 passageiros e tripulantes a bordo chegou a um porto na Noruega no domingo após escapar de um desastre quando seus motores falharam durante uma tempestade. O Viking Sky enviou um sinal de mayday no sábado, enquanto ficou a deviva no mar agitado.


Os serviços de resgate levaram a bordo 479 pessoas, içando-as uma a uma em helicópteros, antes que o tempo diminuísse no domingo e um reboque pudesse começar. Muitos deles eram idosos.

Um total de 1.373 pessoas iniciaram a viagem e cerca de 900 pessoas ainda estavam a bordo quando o navio chegou ao porto de Molde, na costa oeste da Noruega.
“Foi quase um desastre. O navio chegou a 100 metros de terra antes de poder reiniciar um dos motores ”, disse o chefe de polícia Hans Vik, chefe do Centro de Coordenação de Resgate Conjunto do sul da Noruega, à TV2.

"Se eles tivessem encalhado, teríamos enfrentado um grande desastre".
Construído em 2017, o Viking Sky tem 227 metros de comprimento (745 pés) e 29 metros de largura, segundo o site da Viking Ocean Cruises.
O fundador e presidente da Viking Cruises, o bilionário norueguês Torstein Hagen, conheceu alguns dos que foram transportados por helicóptero.
"Eles tiveram uma experiência um pouco chocante", disse Hagen à TV2 e a outros meios de comunicação depois de encontrar passageiros que haviam sido roubados do convés durante a tempestade.
“A maioria dos nossos passageiros são idosos… imagine como é ficar pendurado naquele fio. Deve ser uma experiência terrível, mas eles parecem ter lidado com isso muito bem ”, disse Hagen.
Os 915 passageiros eram principalmente dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, disseram os serviços de resgate. Havia também canadenses e australianos a bordo, entre outros, disse a companhia de cruzeiros.
Cerca de 20 passageiros feridos foram levados para o hospital, disse a Viking Cruises, enquanto outros tiveram apenas ferimentos leves.
Um foi levado para o Hospital St. Olav em Trondheim e outros foram levados para hospitais locais.
"Muitos também foram traumatizados pela experiência e precisam de cuidados quando chegam à costa", disse a Cruz Vermelha Norueguesa.

As condições de tempestades haviam melhorado na tarde de domingo, com ventos de até 12 metros por segundo, de 24 metros por segundo, informou o Instituto Meteorológico da Noruega. 

Imagens e vídeos postados por passageiros nas mídias sociais mostraram móveis deslizando e painéis caindo do teto enquanto a embarcação flutuava em ondas de até oito metros (26 pés), e os passageiros descreveram a provação mais cedo.

“Nós estávamos almoçando quando começou a tremer. As vidraças foram quebradas e a água entrou. Era apenas um caos. A viagem no helicóptero, eu prefiro esquecer. Não foi divertido ”, disse o passageiro norte-americano John Curry à emissora pública NRK no sábado.
O passageiro britânico Derek Brown disse ao jornal Romsdal Budstikke:
“Eu fiquei um pouco alarmado dizendo ajuda, o que vai acontecer com o barco? O que vai acontecer com todos os nossos pertences ... o barco pode virar, afundar ou o quê? Nós não sabíamos, então estávamos muito assustados ”.
O trecho de água conhecido como Hustadvika e áreas adjacentes são conhecidos pelo clima intenso e pelas águas rasas salpicadas de recifes.
"Todos nós queremos saber como isso poderia ter acontecido", disse o presidente da empresa, Hagen. "Tenho certeza de que haverá tempo de sobra para apontar o que poderia e deveria ter sido feito, mas isso é para mais tarde."
“Algo como isso não deveria acontecer, mas aconteceu.” (Reportagem adicional de Gwladys Fouche Editando por Keith Weir e Angus MacSwan).
Fonte:Gcapitan
Imagens:Eva Frisnes



Nenhum comentário:

Postar um comentário